> >
Pacientes do ES que usaram cloroquina tiveram complicações cardiológicas, diz secretário

Pacientes do ES que usaram cloroquina tiveram complicações cardiológicas, diz secretário

Nésio Fernandes, secretário de saúde do Espírito Santo, afirmou que a cloroquina só será usada em pacientes graves e, ainda assim, com monitoramento de perto da equipe médica

Publicado em 22 de maio de 2020 às 12:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Remédio, cloroquina
Cloroquina só será usada em pacientes graves no Espírito Santo. (Pixabay)

O uso da cloroquina em pacientes com sintomas leves da Covid-19 pode acarretar problemas cardiológicos. A afirmação é do secretário de saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (22). O Estado atingiu a marca de 363 mortes e 8.878 casos confirmados de doença, segundo última atualização da Sesa no Painel Covid-19. na manhã desta sexta. 

De acordo com o secretário, o Estado vai optar pelos tratamentos com evidência científica comprovada. A cloroquina só será usada em pacientes graves e, ainda assim, com monitoramento de perto da equipe médica.

"Não vamos entrar em debates não técnicos e vamos optar pelo tratamento farmacológico que seja consenso de entidades médicas, que tenham evidências científicas e que respeitem a segurança do paciente. Usamos cloroquina em pacientes graves. Diariamente, esses pacientes são avaliados por médicos, por equipes intensivistas e temos acompanhado complicações cardiológicas que têm levado a necessidade de suspensão da medicação em vários pacientes. No entanto, esses pacientes estão em locais seguros", afirmou.  

Segundo Nésio, o Espírito Santo participou de um estudo que revelou que a cloroquina pode ter efeitos colaterais graves, especialmente para o coração.

Aspas de citação

Participamos de um estudo que avalia a efetividade da cloroquina. Esse estudo recomendava a realização de eletrocardiogramas periódicos nos pacientes que fazem uso da cloroquina, e identificamos alterações cardiológicas. Em muitos casos tivemos que suspender o uso da cloroquina. Faço um alerta à população, de que o uso da cloroquina em pacientes leves pode gerar necessidades de reavaliação médica e pode gerar alterações cardiológicas. Nenhum medicamento deve ser recomendado o uso sem a avaliação da relação de risco, do benefício ao paciente

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

TOALHAS DE ROSTO E PANO DE PRATO - Quando há mais de um morador de casa, especialistas recomendam que cada um use sua própria toalha de rosto, assim como deveria acontecer com a tolha de banho. (Amarildo)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais