Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Investigação

Operação no ES e em MG mira fraude em indenizações no caso da lama no Rio Doce

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Baixo Guandu e Aimorés (MG) para coletar documentos, computadores e outros materiais que auxiliem nas investigações

Publicado em 30 de Janeiro de 2025 às 16:31

Wilson Rodrigues

Publicado em 

30 jan 2025 às 16:31
Operação no ES e em MG mira fraude em indenizações no caso da lama no Rio Doce
Investigadores durante a operação desta quinta-feira (30) Crédito: MPES

Atualização

31/01/2025 - 5:35
Nesta sexta-feira (31), A Gazeta detalhou a operação dos Ministérios Públicos do ES e MG, que visou localizar pessoas que criavam endereços falsos em cidades atingidas pela lama para receberem indenizações. Confira aqui
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) coordenou nesta quinta-feira (30) mais uma fase da Operação Abutres II, que investiga fraudes em pedidos de indenizações relacionados ao rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), que atingiu o Rio Doce e afetou cidades capixabas. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo, e em Aimorés, no Leste de Minas Gerais.
A operação contou com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-Norte) e da Promotoria de Justiça de Linhares, além do apoio da Assessoria Militar do MPES e do GAECO do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O objetivo foi apreender documentos, computadores, mídias e outros materiais que possam auxiliar nas investigações.
Rio Doce em Colatina
Operação mira fraude para receber indenizações após tragédia da lama no Rio Doce Crédito: Wilson Rodrigues
De acordo com o MPES, as investigações, que correm em segredo de Justiça, apuram fraudes em requerimentos de indenizações apresentados à extinta Fundação Renova por meio do Sistema Indenizatório Simplificado (Novel), criado para reparar vítimas do desastre.
Operação no ES e em MG mira fraude em indenizações no caso da lama no Rio Doce
Os trabalhos foram conduzidos por promotores de Justiça e servidores do GAECO-Norte, com o apoio de sete agentes do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, quatro agentes do GAECO de Ipatinga (MG) e três militares da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Operação Abutres II

Abutres são aves de rapina que se alimentam de carcaças de animais mortos. De acordo com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), a operação recebeu esse nome em referência a indivíduos que buscam se beneficiar de uma tragédia marcada por mortes e destruição. 

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Lula não se pronuncia sobre rejeição de Messias e Haddad lamenta: 'Gosto amargo'
Iraci de Souza Teixeira, conhecida como Graça, estava desaparecida desde a manhã de sábado
Caso de diarista encontrada em cova rasa no ES completa um ano ainda sem solução
Delegacia agora está na Rua Pergentino Fidelis de Miranda
Delegacia de Irupi passa a funcionar em novo endereço; confira

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados