> >
Óleo é controlado em Marechal Floriano e abastecimento de água não está afetado

Óleo é controlado em Marechal Floriano e abastecimento de água não está afetado

Vegetação e procedimentos de contenção impediram que óleo chegasse ao Rio Jucu; carreta-tanque tombou nesta terça-feira (6) na BR 262

Publicado em 6 de julho de 2021 às 19:47

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Defensoria pediu à Cesan que esclareça o abastecimento irregular de água em bairros da Capital
Por ora, desabastecimento de água está descartado pela Cesan. (EBC)

desabastecimento de água que poderia acontecer devido ao acidente envolvendo uma carreta na BR 262 está descartado por enquanto, já que o óleo diesel derramado não atingiu o Rio Jucu, de onde é feita a captação para a Região Metropolitana de Vitória e para os municípios de Marechal Floriano e Domingos Martins.

Óleo é controlado em Marechal Floriano e abastecimento de água não está afetado

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) explicou que o combustível ficou retido na vegetação do local onde o veículo tombou, reduzindo os riscos de impactos. "A produção de água está garantida, os reservatórios estão cheios e o fornecimento está acontecendo normalmente", garantiu.

Carreta-tanque tombada na BR 262 em Marechal Floriano
Carreta-tanque tombou às margens da BR 262, em Marechal Floriano. (Vitor Jubini)

Ainda assim, a Cesan informou que equipes continuam trabalhando nas proximidades da rodovia, na altura do quilômetro 64, onde ocorreu o acidente, para monitorar a qualidade da água e fazer o controle do tratamento. Dois lances de barreiras também ajudam na contenção preventiva da possível contaminação.

Responsável pelo empréstimo das estruturas, o Instituto Estadual de Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) confirmou que o produto vazado não atingiu o braço sul do Rio Jucu, já que "o trecho fica afastado e a drenagem percorre uma baixada com vegetação densa que favoreceu a retenção na cobertura vegetal e no solo".

Local do acidente onde uma carreta de transporte de combustíveis tombou
Local do acidente onde uma carreta de transporte de combustíveis tombou . (Isa Pereira | Editoria de Arte)

Segundo o órgão, os fiscais lavraram um auto de infração para a empresa responsável fazer as contenções, remoção e destinação final dos resíduos. Porém, não foi informado quando esses procedimentos serão concluídos. Até lá, o óleo diesel e o controle dele ficam suscetíveis às condições climáticas da região.

Nesse sentido, a Cesan reforçou que, apesar de todas as medidas técnicas para conter o óleo terem sido adotadas pelos órgãos competentes, o combustível está depositado na vegetação e exposto às variáveis climáticas. "O fato requer atenção e não é possível descartar novas providências", informou.

O ACIDENTE: 17 MIL LITROS DE DIESEL DERRAMADOS

carreta-tanque tombou na BR 262, no município de Marechal Floriano, durante a manhã desta terça-feira (6). De acordo com informações passadas pelo Corpo de Bombeiros, devido ao acidente, 17 mil litros de óleo diesel vazaram para a área de vegetação que fica às margens da rodovia.

Para que o atendimento pudesse ser feito, o trecho ficou totalmente interditado por cerca de duas horas. Por volta das 10h20, o trânsito passou a fluir no sistema pare-siga. O motorista sofreu ferimentos no rosto e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais