> >
Novo local para provas de moto no ES funciona no Pavilhão de Carapina

Novo local para provas de moto no ES funciona no Pavilhão de Carapina

O espaço está disponível para atender candidatos que frequentam Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Vitória, Serra e Cariacica

Publicado em 16 de julho de 2020 às 17:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Área para a realização de provas práticas, na Serra
Área para a realização de provas práticas, na Serra. (Divulgação Detran)

Desde a última segunda-feira (13), um novo local para provas práticas de direção veicular da categoria A (motocicleta) está funcionando no Pavilhão de Carapina, localizado na Serra. Trata-se do Centro Metropolitano de provas Práticas de Direção Veicular, inaugurado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran).

O espaço está disponível para atender candidatos que frequentam Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Vitória, Serra e Cariacica. Vale destacar que os CFCs de Cariacica terão ainda a opção de agendar as provas em Vila Velha.

ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS

Os exames ocorrerão, nesse primeiro momento, de 7h às 11h, com o agendamento de, no máximo, cinco candidatos a cada 30 minutos. Mas a partir do dia 27 de julho, estará disponível o agendamento também para o turno vespertino, com provas de 13h às 17h.

O candidato deve chegar ao local de prova com pelo menos 10 minutos de antecedência, utilizando máscara, portando um documento original de identificação com foto em bom estado de conservação (RG, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista, entre outros) e a Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV).

O candidato não deve levar acompanhante, pois o acesso será permitido apenas para os candidatos e instrutores que estiverem agendados. O acesso ao local será pelo portão de entrada do Pavilhão, próximo ao Sexto Batalhão de Polícia Militar, onde o segurança responsável realizará a checagem do nome do candidato, do instrutor e da placa da moto, constante na lista previamente enviada pelo Detran-ES.

Depois de concluir a sua prova, o candidato deverá deixar o local, a fim de evitar aglomeração. Portanto, só irão permanecer aqueles que estiverem aguardando para fazer a sua prova, bem como os seus instrutores e os examinadores de trânsito.

ESTRUTURA MAIS SEGURA

Segundo o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, o Centro Metropolitano de Provas Práticas de Direção Veicular foi criado em colaboração com a Secretaria de Turismo (Setur), que é detentora do local, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de condutores de motocicletas na Grande Vitória, para que as provas pudessem ser realizadas em um local que oferecesse mais conforto e segurança aos candidatos, instrutores e examinadores.

"A partir de então, iniciamos a reforma com a devida estrutura para implantarmos a centralização deste serviço, que é uma tendência que pretendemos expandir no interior, primando sempre pela formação com maior qualidade e pelas medidas de proteção contra a transmissão do novo Coronavírus”, afirma Givaldo Vieira.

O Centro  possui cobertura para a realização dos exames, bebedouros, banheiros com acessibilidade, bem como vigilância, e acesso por meio de linhas de ônibus. O Detran-ES trabalha para, nos próximos meses, disponibilizar Wi-Fi gratuito e instalar câmeras de videomonitoramento no local.

A pandemia do novo coronavírus impactou quase todas as funcionalidades do Detran, que precisou promover alterações para que houvesse continuidade nas aulas e provas.

AULAS TEÓRICAS PRESENCIAIS

O Detran autorizou o retorno das aulas presenciais de Curso Teórico-técnico no último dia 22 de junho. Procedimentos foram definidos para tentar evitar a proliferação do novo coronavírus, como a disponibilidade de álcool em gel e o uso de máscara. As aulas presenciais teóricas estavam suspensas desde o dia 20 de março.

AULAS REMOTAS

Há também a possibilidade de realização de aulas teóricas no formato remoto. A disponibilização das aulas é facultativo e depende do interesse dos Centros de Formação de Condutores.

AULAS PRÁTICAS

Mesmo havendo um risco de contaminação, as aulas práticas estão permitidas pelo Detran. Os indivíduos que estiverem dentreo dos veículos devem usar máscaras e higienizar as mão antes do início da lição.

A limpeza do veículo também deve ser reforçada, garantindo segurança aos alunos e professores envolvidos.

PRAZOS

Em edição do Diário Oficial da União, ainda em março, o Detran esclareceu que foi ampliado o prazo para que o processo de habilitação do candidato permaneça ativa nos Detrans. Antes eram 12 meses até a conclusão. Agora, por conta da pandemia, são 18 meses.

RENOVAÇÃO DA CNH

O processo funciona normalmente, apesar da pandemia, É preciso solicitar o serviço no site do Detran e clicar na área de habilitação. Faça o agendamento da coleta da biometria e o exame médico. Assim como para conquistar a habilitação, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, por tempo indeterminado, a renovação para os condutores com os documentos vencidos a partir de 19 de fevereiro.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais