> >
Museu da Vale segue fechado e não tem previsão de reabertura no ES

Museu da Vale segue fechado e não tem previsão de reabertura no ES

Espaço cultural localizado em Vila Velha ficou fechado por dois anos em função da pandemia, reabriu em fevereiro, e suspendeu as atividades novamente em maio

Publicado em 9 de agosto de 2022 às 17:14- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Vinícius Brandão
Estagiário / [email protected]

Fechado desde maio, o tradicional Museu Vale, em Vila Velha, não tem previsão de reabertura. De acordo com a mineradora, o museu está “temporariamente fechado para avaliação de questões operacionais''.

O espaço cultural ficou pouco mais de três meses aberto neste ano, uma vez que até o início de fevereiro encontrava-se fechado em função da pandemia de Covid-19.

Museu da Vale tem exposições temporárias e fixas para entreter os capixabas.
Museu da Vale tem exposições temporárias e fixas para entreter os capixabas. (Foto por Vixfly Drones )

Sobre a suspensão das atividades atual, A Gazeta questionou a empresa quais são as questões operacionais analisadas e se existe previsão de reabertura, mas a Vale não respondeu.

O local, que no passado abrigou a estação ferroviária da Estrada de Ferro Vitória à Minas (EFVM), ficou fechado nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia.

Entretanto, na época, o museu manteve uma programação virtual, oferecendo oficinas, contação de histórias, continuidade de projetos e sarau virtual.

Em fevereiro de 2022, o museu reabriu mediante agendamento, permitindo aos visitantes  circular pela exposição permanente sobre a história ferroviária. Porém, no dia 18 de maio, as atividades foram novamente suspensas, como publicou a Vale em seu site na data.

HISTÓRIA

Inaugurado em 15 de outubro de 1998, o espaço do Museu Vale é destinado à preservação e difusão de uma história com mais de cem anos, a da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Destacam-se durante A Maria Fumaça é a maior peça do acervo, além da maquete ferroviária, com seus 34 m² de área construída.
A Maria Fumaça é a maior peça do acervo, além da maquete ferroviária, com seus 34 m² de área construída. (Edson Chagas)

Com visão privilegiada para a Baía de Vitória, ele ocupa o antigo prédio da Estação Ferroviária Pedro Nolasco, localizado no município de Vila Velha.

Seu acervo histórico, composto por reproduções fotográficas, ferramentas, objetos e outros elementos, transportam o público pelos trilhos da história, percorrendo desde o início da construção da ferrovia até os dias atuais.

Destacam-se durante o percurso uma locomotiva de 1945, a “Maria Fumaça”, a maior peça do acervo, além da maquete ferroviária, com seus 34 m² de área construída.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais