> >
Mais de 83 mil doses de vacinas contra Covid-19 chegam ao ES

Mais de 83 mil doses de vacinas contra Covid-19 chegam ao ES

Estado recebeu, na noite desta quinta-feira (6), um lote com 83.700 imunizantes da Covishield, produzida pela Fiocruz em parceiria com a Astrazeneca

Publicado em 6 de maio de 2021 às 22:35

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Estado recebe mais de 83 mil doses de vacinas da Fiocruz
Estado recebe mais de 83 mil doses de vacinas da Fiocruz . (Divulgação/Sesa)

Espírito Santo recebeu, na noite desta quinta-feira (6), 83.700 doses da vacina contra a Covid-19 da Covishield, desenvolvida pela Oxford em parceria com a Fiocruz. Este lote, conforme adiantado pelo governador Renato Casagrande, será utilizado na continuidade da vacinação de pessoas com comorbidades no Estado.

A primeira fase da vacinação de pessoas com comorbidades contra a Covid-19 começou no domingo (3). No mesmo dia, o Espírito Santo recebeu um lote com 135 mil doses da vacina Covishield (Oxford/Atrazeneca) para combater o coronavírus. O primeiro grupo inclui gestantes, puérperas (mulheres no pós-parto), pessoas com Síndrome de Down, fibrose cística ou obesidade mórbida.

Estado recebe mais de 83 mil doses de vacinas da Fiocruz
Estado recebe mais de 83 mil doses de vacinas da Fiocruz . (Divulgação/Sesa)

Conforme determinou o Plano Nacional de Imunização (PNI), a aplicação das doses será realizada em duas fases. Também é necessário apresentar uma declaração que comprove a existência de comorbidade, além de documento com foto. Os documentos aceitos são:

  • Laudo médico;
  • Perscrição médica;
  • Declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento.

SEGUNDA FASE

Na segunda fase serão alcançadas as pessoas com demais comorbidades previstas no Plano Nacional de Imunização por segmentos de nove anos. O documento contempla 21 comorbidades.

"Cardiopatias, diabetes e imunossupressões serão alcançadas nas faixas de 50 a 59, de 40 a 49 e assim sucessivamente. Sendo confirmado o envio das doses que temos expectativa de receber em maio, será possível alcançar praticamente todo o grupo de comorbidades, que reúne um pouco menos de 500 mil pessoas no Estado", explicou o secretário de saúde, Nésio Fernandes.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais