> >
Hospital privado na Serra faz primeiras cirurgias por novo programa do SUS

Hospital privado na Serra faz primeiras cirurgias por novo programa do SUS

Procedimentos fazem parte das estratégias do programa Agora Tem Especialistas, do governo federal, que visa ampliar o acesso dos pacientes da rede pública a consultas, exames e cirurgias eletivas (sem urgência)

Publicado em 29 de janeiro de 2026 às 15:02

 Vitória Apart Hospital
Vitória Apart Hospital, na Serra, onde foram feitas primeiras cirurgias em pacientes do SUS por meio de programa federal Crédito: Divulgação

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) já começaram a ser operados em hospitais particulares do Espírito Santo. Segundo o Ministério da Saúde, sete pessoas passaram pela retirada de vesícula biliar (colecistectomia) no Vitória Apart Hospital S/A, na Serra.

As cirurgias em hospitais particulares fazem parte das estratégias do programa Agora Tem Especialistas, do governo federal, que visa ampliar o acesso dos pacientes da rede pública a consultas, exames e procedimentos eletivos (sem urgência).

O São Bernardo Apart, em Colatina, também aderiu ao programa, e, a expectativa atual, com as instituições já credenciadas, é de 5,3 mil cirurgias de baixa e média complexidade por ano, segundo o superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin. "Havendo mais interesse – e tem mais interesse, a gente já tem outras unidades em análise –, esse quantitativo com certeza aumentará", destacou em entrevista à rádio CBN Vitória.

Luiz Carlos Reblin, superintendente do Ministério da Saúde
Luiz Carlos Reblin, superintendente do Ministério da Saúde Crédito: Divulgação

Além de cirurgia geral, procedimentos em áreas como otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cardiologia, ortopedia, traumatologia e urologia também serão realizados. Como contrapartida aos atendimentos, os hospitais recebem crédito para pagamento de tributos federais.

Reblin reforça, porém, que os atendimentos não são porta aberta, isto é, o paciente não deve buscar o hospital privado diretamente.

"O processo não é diferente do que já funciona atualmente. A pessoa precisa buscar a Unidade Básica de Saúde [para se consultar], manter o cadastro atualizado para que as equipes de regulação possam buscar essa pessoa e trazer para o atendimento na rede contratada pelo "Mais Especialistas". Não precisa buscar o hospital, sempre será encaminhada pela regulação, ou municipal, ou estadual".

00:00 / 01:28
Hospital privado na Serra faz primeiras cirurgias por novo programa do SUS

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais