> >
Homem em situação de rua que ameaçava moradores é internado em Vila Velha

Homem em situação de rua que ameaçava moradores é internado em Vila Velha

Internação foi divulgada pelo prefeito Arnaldinho Borgo nas redes sociais. Medida de exceção, segundo ele, foi necessária devido à situação de risco à população que o homem oferecia

Mikaella Mozer

Repórter / [email protected]

Publicado em 10 de julho de 2025 às 15:00

É internado homem em situação de rua que é acusado de agressão por moradores de Vila Velha.
É internado homem em situação de rua que é acusado de agressão por moradores de Vila Velha. Crédito: Reprodução | Rede Social | Arnaldinho Borgo

Foi internado o homem em situação de rua que era acusado de agir de forma agressiva contra moradores de Itapuã, em Vila Velha. Em post feito no Instagram, o prefeito do município, Arnaldinho Borgo, explicou que ele foi levado, nesta quinta-feira (10), de forma involuntária para tratar aparentes problemas psiquiátricos. A identidade e idade dele não foram divulgadas, assim como o local onde estava no momento da abordagem. 

No texto, o prefeito explicou que a decisão é uma medida de exceção devido o risco apresentado. Nas últimas semanas aumentaram as reclamações nas redes sociais de munícipes sobre ataques feitos pelo homem. Contra o internado, há sete boletins de ocorrência registrados, conforme quem vive na região.

Na publicação, Borgo conta sobre outras três passagens dele, acompanhadas pelas pastas de saúde e assistência social, em centros de recuperação. Após todas elas, de acordo com o administrador central da cidade, ele retornou à vulnerabilidade. 

00:00 / 01:19
Homem em situação de rua que ameaçava moradores é internado em Vila Velha

"Durante esse período, nossas equipes das Secretarias de Assistência Social e de Saúde tentaram, sem sucesso, restabelecer os vínculos sociais e ofertas de atendimento voluntário. Situações como essa representam um dos maiores desafios sociais do nosso tempo. E, por mais que exista o desejo de agir com urgência, há um caminho legal a ser seguido. A internação involuntária, prevista em lei, é uma medida de exceção — aplicada apenas quando há risco real à pessoa.", apontou o prefeito. 

Pedido na Justiça 

O caso de agressões e ataques foi levado à Justiça pela Associação de Moradores do bairro, que solicitou intervenção para resolver a situação. O indivíduo chegou a ser detido no dia 16 de junho deste ano suspeito de agredir um morador, mas foi liberado na delegacia.

A vítima, que não quis ser identificada, contou à reportagem da TV Gazeta que a agressão aconteceu de repente, durante o período da manhã, por volta das 9h. “Era um dia normal, eu estava indo para a academia. Saí com os vidros do carro abertos e parei no semáforo. Do nada, senti uma pressão na cabeça. Quando olhei para o lado, era esse morador em situação de rua”, relatou.

Moradores afirmam que ele costuma pedir dinheiro nos semáforos e se torna agressivo quando recebe uma resposta negativa. “Isso vem acontecendo há uns seis meses. Acredito que seja muita droga, ele faz muitas ameaças. Se ele acha ruim porque você não dá dinheiro, ele quebra seu carro”, afirmou outro morador, o portuário Fernando Lúcio Chiconeli.

O medo dos moradores é de que ocorram novos ataques graves, como o caso de 2018, quando a empresária Simone Tomani morreu após ser atingida por uma barra de ferro quando estava parada em um semáforo na Praia da Costa. O objeto foi arremessado por um homem em situação de rua. Para evitar uma nova tragédia, os moradores cobram ações imediatas.

Ajuda correta

Especialistas em direito alertam sobre a necessidade de tratar o problema de forma coerente. Além de ser uma questão de segurança pública, eles apontam ser importante trabalhar também a saúde, educação e políticas de desenvolvimento e assistência social para combater situação como a com do homem recém internado.

Uma delas é a doutora em direito e presidenta da Sociedade Brasileira de Bioética, Elda Bussinger. "A conduta hoje não é de encarceramento e reclusão. Essas pessoas precisam ser acolhidas para o poder público, ter lugares para se tratarem", frisa. 

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais