> >
Grupo arrecada doações e entrega marmitas durante quarentena na Serra

Grupo arrecada doações e entrega marmitas durante quarentena na Serra

O "marmitex solidária", como é chamado, foi criado por iniciativa de uma merendeira, a mãe dela e mais quatro amigas. Ao longo de pouco menos de dois meses, elas já entregaram 12.700 refeições

Publicado em 25 de maio de 2020 às 16:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Projeto social na Serra durante a pandemia
Projeto social na Serra durante a pandemia. (Marina Conceição)

Um projeto social desenvolvido por voluntárias de Jardim Tropical, na Serra, vem arrecadando doações, ao longo da quarentena, e entregando marmitas para a população carente e em situação de rua. O "marmitex solidária", como é chamado, foi criado por iniciativa de Marina Conceição, uma merendeira de 24 anos, a mãe dela, a dona de casa Gessionita, e mais quatro amigas, e já entregou, ao longo de pouco menos de dois meses, 12.700 refeições.

Marina contou que a ação, que teve início no dia 4 de abril, partiu da constatação de que muitas pessoas vinham sendo afastadas dos empregos, em virtude da crise financeira derivada da pandemia do novo coronavírus. Além disso, havia a necessidade de entregar a comida pronta para pessoas que não tinham como cozinhar.

Aspas de citação

Não adiantava entregar cestas, tem gente que nem tem como pagar o gás. Começamos então a distribuir marmitas. Não tínhamos dimensão de que chegaria às proporções que tomou. Começamos com 70 marmitas, no segundo dia já mais do que dobrou, com 150. Hoje temos uma demanda de cerca de 250 almoços por dia

Marina Conceição
Criadora do projeto "Marmitex Solidária"
Aspas de citação

De acordo com ela, o projeto começou bem espontâneo, da simples intenção de ajudar e do desespero no olhar das pessoas, que perdiam o emprego, por exemplo. "Criei um grupo no Whatsapp, juntei minhas amigas e a coisa foi crescendo, hoje estamos aqui diariamente. Hoje mesmo recebi até uma criança de 4 anos, pedindo marmita para ela e o pai", relatou.

"É UMA REALIDADE MUITO TRISTE"

A merendeira e produtora de eventos, contou que são várias as situações que levam as pessoas a precisarem da ajuda. "Tem gente com criança em casa e o gás acabou, gente que vem de outros bairros, gente desempregada. Nós não temos um cardápio específico, fazemos o que dá e recebemos doações. Quem nos doa são pessoas simples, não são parceiros grandes. Tem gente que doa um saco de arroz, farinha e vamos fazendo. No momento estamos cozinhando em um local emprestado, o qual teremos que desocupar até sábado (30), então estamos procurando um lugar para alugar", afirmou ela.

Projeto social na Serra durante a pandemia
Pessoas aguardando marmita na Serra. (Marina Conceição)

No momento, o projeto social fornece almoço, mas, segundo Marina, no início também foi doado café da manhã. O que chamou à atenção dela foi o fato de ter quem relatasse que a marmita distribuída era a única refeição do dia. "Tem gente que até guarda para comer no outro dia, é uma realidade muito triste".

"QUEM TEM FOME TEM PRESSA E TEM TODO DIA"

Marina Conceição contou que o projeto deverá durar até o final da pandemia e que tem recebido apoio via redes sociais. Como ela também trabalha com festas, divulga a ação no perfil do Instagram e move pessoas a ajudar. Até o momento não houve um dia sequer que não tenha havido a distribuição do almoço a quem precisa.

Projeto social na Serra durante a pandemia
Projeto social na Serra durante a pandemia. (Marina Conceição)

Segundo ela, às vezes faltam ingredientes para cozinhar, mas sempre aparece alguém que se solidariza. "Eu pretendo fazer isso até o final da pandemia, quem tem fome tem pressa e tem todo dia, nós vamos continuar. Estou pensando em pedir às pessoas, doação de um real também, quem puder, já que gastamos muito com gás, temos três fogões, e com os temperos, precisamos de ajuda diariamente", explicou.

PARA DOAR

Dados bancários:

  • Banco: Caixa Econômica Federal
  • Agência: 4607
  • Op 013
  • Conta Poupança 3767-5
  • Marina Conceição Dos Santos
  • Pic Pay: @marina.festas

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais