> >
Filas em bancos e lotéricas: "Municípios precisam fiscalizar", diz secretário do ES

Filas em bancos e lotéricas: "Municípios precisam fiscalizar", diz secretário do ES

Longas filas em bancos e lotéricas foram registradas por internautas e por fotojornalista de A Gazeta na manhã desta quarta-feira (7). Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a fiscalização é de responsabilidade dos municípios

Publicado em 7 de abril de 2021 às 13:16- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Fila na porta de banco na Avenida Expedito Garcia,  em Campo Grande, Cariacica
Fila na porta de banco na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, Cariacica. (Fernando Madeira)

Com o novo rodízio do funcionamento do comércio, considerando a classificação do mapa de risco, para os municípios enquadrados no "risco extremo" para a transmissão do novo coronavírus, esta quarta-feira (7) pode ser considerada o primeiro "dia útil" da semana que começou, visto que diversos comércios estão autorizados a funcionar em três dos sete dias.

Na Grande Vitória, toda classificada como "risco extremo", diversos internautas registraram imagens de grandes filas em bancos e em lotéricas.

O fotojornalista de A Gazeta, Fernando Madeira, também flagrou vários locais aglomerados em bairros de Vitória, como Vila Rubim e Santa Lúcia, e Cariacica, em Campo Grande e Porto Santana. Internautas também relataram filas que dobravam o quarteirão em Jardim Camburi, na Capital.

Fila para atendimento em casa lotérica da Vila Rubim, em Vitória
Fila para atendimento em casa lotérica da Vila Rubim, em Vitória. (Fernando Madeira)

À Rádio CBN Vitória (92,5 FM), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que o Estado espera que a fiscalização seja feito pelos municípios, e que os prefeitos atuem para evitar a aglomeração. "A população também pode adotar estratégias, como, por exemplo, fazer o máximo de pagamentos pelo celular, e também utilizar horários diferenciados se precisarem sair", disse.

A indicação do secretário é de que, se ainda assim for necessário ir até ao banco ou lotérica, que as pessoas mantenham o distanciamento social. "Se você está em uma fila, afaste-se. Precisamos ter disciplina das pessoas. Se eu me aproximar a menos de 1,5 metro de distância e o outro tiver contaminado, quem corre o risco sou eu. Fiscalizações municipais precisam acontecer", finalizou.

O QUE DIZEM AS PREFEITURAS

A reportagem de A Gazeta acionou as prefeituras de Vitória e Cariacica, questionando sobre como é feita a fiscalização em casos como este, de aglomeração nas filas de lotéricas e em bancos. A Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) apenas afirmou que um comitê integrado de combate à Covid-19 realiza um contínuo trabalho contra aglomerações e de orientação sobre os protocolos de segurança na Capital, incluindo o encerramento de festas clandestinas.

Em nota, o órgão afirmou que, de 1° de janeiro até o último sábado (3), 1297 locais foram vistoriados. Do dia de 18 de março até o último sábado (3), foram 202 estabelecimentos fiscalizados, sendo que 49 deles tiveram as atividades paralisadas por irregularidades no funcionamento ou protocolos de segurança. Outros 15 foram orientados e regularizaram o funcionamento no momento da vistoria.

Fila para atendimento em lotérica e para atendimento bancário em Santa Lucia, Vitória
Fila para atendimento em lotérica e para atendimento bancário em Santa Lucia, Vitória. (Internauta)

A prefeitura diz ainda que, em cumprimento ao decreto estadual, publicou o Decreto 19.175, que prorrogou medidas qualificadas extraordinárias para enfrentamento da Covid-19, entre elas a suspensão das feiras comunitárias e de artesanato, da rua de lazer, do projeto Praia Acessível, além do desligamento dos chuveiros da orla e a suspensão do Bike Vitória.

Ainda foram interditados os estacionamentos públicos ao longo da Av. Dante Michelini (sentido Jardim da Penha - Jardim Camburi) e das praias da Curva da Jurema e da Ilha do Boi. Os veículos estacionados nestes locais são autuados por transpor bloqueio viário, sendo infração grave, com perda de cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.

A PMV diz, ainda, que vem monitora e realiza visitas às instalações e equipamentos de lazer distribuídos pela cidade como quadras, campos de futebol e beach soccer, academias populares e núcleos de práticas esportivas. O órgão finalizou dizendo que pede que a população colabore no sentido de seguir os protocolos de segurança e evitar aglomerações, em prol do bem coletivo.

Também acionada pela reportagem de A Gazeta, a Prefeitura Municipal de Cariacica informou que equipes da Vigilância Sanitária, Obras, Posturas, Meio Ambiente e Trânsito estão nas ruas realizando a fiscalização neste primeiro dia de abertura de comércio.

Em nota, o órgão disse que a fiscalização está acontecendo em todo o município, todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana. "A fiscalização vai continuar percorrendo a cidade para conscientizar a população sobre a importância de cumprir o decreto estadual que estabelece a quarentena e evitar aglomerações no comércio. Denúncias de aglomerações devem ser realizadas pelo 0800 283 9255, que funciona todos os dias, 24 horas", finalizou.

Errata Atualização
7 de abril de 2021 às 17:53

A Prefeitura de Cariacica respondeu à demanda. O texto foi atualizado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais