ASSINE

Festa da Penha de A a Z: guia mostra as novidades e atrações. Confira

De volta ao formato presencial, programação começa neste Domingo de Páscoa (17). Veja, letra por letra, o que será destaque nesta 452ª edição do evento

Vitória
Publicado em 17/04/2022 às 02h00
Convento da Penha vazio no encerramento da Festa da Penha. A missa que anuncia o fim das festividades será sem público.
Convento da Penha, palco principal  do evento religioso. Crédito: Fernando Madeira

Depois de dois anos acompanhando a Festa da Penha somente a distância, finalmente o público vai se reencontrar presencialmente com todas as tradições que envolvem a programação.

A 452ª edição deste que é o maior evento religioso do Estado será marcada pelo resgate de atrações e também por novidades. Tem novo Penhamóvel, Terço Gigante inédito, volta das lanternas a vela, exposição fotográfica, shows variados, incluindo atração nacional, e campanha de arrecadação.  Confira neste guia de A a Z.

  1. 01

    A – Abril

    Estamos no mês da Festa da Penha. A programação tem início neste domingo (17) e segue até dia 25. Na página especial em A Gazeta, você fica por dentro de tudo o que está rolando.

  2. A Gazeta - gcowqh09t
    02

    B – Big Beatles

    A banda capixaba Clube Big Beatles fará show com a participação do Padre Anderson Gomes. Será na quinta (21), às 19h30, no Campinho do Convento.  A programação completa você confere aqui.

  3. 03

    C – Corrida da Penha

    Está de volta este ano, em sua nona edição. Acontece neste domingo (17), com percurso de 7,1 km. A prova é uma realização de A Gazeta. A largada, às 7h30, será na Praça dos Ciclistas,  na Praia de Itaparica. A chegada será no Parque da Prainha, aos pés do Convento da Penha.  

  4. A Gazeta - xpuhqr4czl
    04

    D – Devoção em reportagens

    Confira a série de conteúdos que trazem  histórias de devoção. São relatos como o de Drausio Gomes da Silveira (foto), que produz as lanternas a vela para a Romaria dos Homens; de Osmar Sales, idealizador do Terço Gigante; e de José Dal'Col, que faz parte da equipe responsável pelo Penhamóvel.

  5. 05

    E – Exposição fotográfica

    A Festa da Penha é destaque na exposição "Procissão Fotográfica", que está aberta a visitação no Boulevard Shopping Vila Velha. A mostra traz imagens produzidas por alunos de Comunicação Social da Faesa. São mais de 20 anos de registro da história de homenagens à padroeira do Estado. 

  6. A Gazeta - 7in1eaf5hix
    06

    F – Fafá de Belém

    A cantora, atração nacional do evento, fará show no dia 24, às 19h30, logo após a Missa de Encerramento da Romaria das Mulheres, no Parque da Prainha.

  7. 07

    G – G1 / A Gazeta / TV Gazeta

    Fique atento às transmissões pela Rede Gazeta. Missas do Oitavário:  ao vivo, no site e no Facebook de A Gazeta. Romaria dos Homens (23), às 18 horas): no site e no Facebook de A Gazeta.  Missa de Encerramento, no dia 25 de abril, para todo o Estado, às 17h, no portal de notícias G1 ES e na TV Gazeta. Confira nesta matéria todos os detalhes.                  

  8. A Gazeta - cz6lbbqqz
    08

    H – Hilux, a  "marca" do novo Penhamóvel

    O chassi desse veículo Toyota é base do novo Penhamóvel, que estreia nesta edição da Festa da Penha. O modelo substitui aquele que estava nas ruas havia mais de 10 anos, o qual foi montado a partir de um chassi de Fusca. Confira  todos os detalhes do upgrade nesta matéria.

  9. 09

    I – Inclusão

    Às 8h de sábado (23), acontece a Romaria das Pessoas com Deficiência. A procissão vai começar na Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha, e terminar na Prainha de Vila Velha, quando será realizada uma missa na Igreja do Rosário.

  10. 10

    J – Jesus Cristo ressuscitado

    É uma das principais mensagens de esperança dadas aos fiéis durante a Festa da Penha, que tem início justamente neste Domingo de Páscoa.

  11. 11

    L – Libras

    A Língua Brasileira de Sinais será destaque no programa "Salve Mãe das Alegrias", nas missas do Oitavário e na programação noturna durante as transmissões feitas pelo Convento. Além disso, as pessoas da comunidade surda que forem acompanhar a programação presencial vão ter espaço reservado próximo ao tradutor nas missas. 

  12. 12

    M – Missas: confira os horários

    Domingo (17):  5h, 7h, 9h, 11h / 16h – Missa de Abertura da Festa da Penha -Segunda (18), terça (19), quarta (20), quinta (21), sexta (22): 7h, 9h, 11h / 16h - Sábado (23): 7h, 9h, 11h, 16h. / Missa de Envio da Romaria dos Homens, na Catedral de Vitória: 18h / Missa de Encerramento da Romaria dos Homens, no Parque da Prainha Vila Velha: 23h.  Domingo (24): 5h, 7h, 9h, 11h / Missa de encerramento da Romaria das Mulheres: 17h. Segunda-feira (25): Dia de Nossa Senhora da Penha. Haverá missas ao longo de todo o dia. Confira a programação.

  13. A Gazeta - 2kc7i4gljnb
    13

    N – Novas regras para carros particulares

    Está  proibida a subida desses automóveis ao Campinho do Convento (a única exceção, fora do horário das missas, é para pessoas veículos que transportam pessoas com mobilidade reduzida extrema). O Santuário oferece o serviço de transporte em vans. Para subir e descer de van, o valor é R$ 5. Apenas subida ou apenas descida: R$ 3,50.

  14. A Gazeta - 67undgi
    14

    O – Orquestra Sinfônica do ES

    Fará apresentação na próxima quarta-feira (20), quarto dia do Oitavário, às 19h30, no Santuário de Vila Velha.

  15. 15

    P – Paz e Pão

    Campanha que mobiliza os fiéis a doar alimentos não perecíveis. Recolhe itens como feijão, arroz, pó de café e leite em pó. Os pontos de arrecadação serão distribuídos ao longo das romarias dos Homens, no sábado, dia 23; das Mulheres, dia 24; e na Missa de Encerramento, dia 25, além da entrada do Convento da Penha todos os dias. A meta é atingir pelo menos 500 toneladas de alimentos.

  16. 16

    Q – Quatrocentos e cinquenta e dois

    É o número da edição deste ano, que tem como tema "Saúde dos enfermos, rogai por nós". A 452ª Festa da Penha marca também a volta da programação presencial depois de dois anos de atividades predominantemente virtuais.

  17. A Gazeta - bbcfzhmzmtj
    17

    R – Restauração da Capela

    Após meses de obras, a Capela do Convento está aberta ao público. Assim, os fiéis terão acesso a esse espaço, além do Campinho. A reforma contemplou o piso de madeira, as paredes e os sinos do monumento turístico.

  18. A Gazeta - fb71qfx
    18

    S – Santas Iluminadas

    As duas estruturas metálicas que retratam a Virgem da Penha já estão acesas. As imagens ganharam dois novos endereços: Avenida Gil Veloso, Praia da Costa, na altura da Avenida Champagnat, em Vila Velha; e Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, na Serra. Cada uma delas tem 17 metros e conta com mais de 120 mil lâmpadas. A Praça do Papa, em Vitória, este ano não recebe o monumento.

  19. 19

    T – Terço Gigante inédito

    Depois de três anos, a Festa da Penha volta a receber um novo monumento para encantar os devotos da padroeira no Campinho do Convento, em Vila Velha. Grandes esferas verdes com material semelhante à grama sintética ganham lâmpadas de LED com luz branca.

  20. A Gazeta - kdzp36i97k
    20

    U – Uso de máscara

    Não será obrigatório. Porém, quem se sentir inseguro, temendo contágio da Covid-19, pode ficar à vontade para fazer uso dessa proteção, informa a organização da Festa da Penha.

  21. 21

    V – Vela virtual

    No site do Convento da Penha, o internauta poderá “acender” uma vela virtual e escrever suas intenções.

  22. 22

    X – Xô, Covid!

    Com as liberações promovidas pelo governo do Estado, não haverá regras de distanciamento, mas uma tenda instalada no Campinho pode ajudar a abrigar a multidão e evitar intensa concentração em alguns pontos. Dispensers com álcool em gel estão distribuídos por áreas internas e externas do Convento.

  23. A Gazeta - p41u71n1ql9
    23

    Z – Zap da Gazeta

    (27) 3321-8699 é o número de contato para você  enviar imagens e outros conteúdos de cenas interessantes presenciadas durante a Festa da Penha. Esse também é o número para envios relacionados aos mais vários assuntos. 

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.