> >
Escoramento de prédio com risco de cair em Vila Velha deve terminar nesta quinta

Escoramento de prédio com risco de cair em Vila Velha deve terminar nesta quinta

Segundo a Defesa Civil, serviço deve ser concluído até o fim da manhã desta quinta-feira (4). Com a confirmação por engenheiros do órgão e do Crea-ES, vizinhos poderão retornar para casa. Moradores do prédio serão liberados apenas para retirar pertences

Publicado em 4 de fevereiro de 2021 às 08:39- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Equipe de engenheiros especialistas do Crea-ES foram ao bairro Nova Itaparica, em Vila Velha, para mais uma vistoria no prédio que apresentou instabilidades na estrutura, na madrugada de domingo (24/01)
Equipe de engenheiros especialistas do Crea-ES foram ao bairro Nova Itaparica, em Vila Velha, para mais uma vistoria no prédio que apresentou instabilidades na estrutura, na madrugada de domingo (24/01). (Ricardo Medeiros )

O trabalho de escoramento do prédio com risco de desabar em Nova Itaparica, em Vila Velha, será concluído ainda nesta quinta-feira (4). É o que aponta o coordenador adjunto da Defesa Civil municipal, Afonso Belenda, em entrevista à TV Gazeta. Com isso, moradores de casas do entorno, até então evacuadas, poderão retornar. Já os moradores do edifício Santos II serão liberados apenas para retirar pequenos pertences.

Segundo Belenda, o serviço deve ser concluído até o fim da manhã desta quinta-feira. Na parte da tarde, engenheiros da Defesa Civil e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) irão ao local para checar a paridade do escoramento com o projeto.

'A execução dele (prédio) termina hoje, estão sendo feitos apenas ajustes e verificações. A partir das 12h, estarão aqui engenheiros da Defesa Civil e do Crea-ES para poder observar se o projeto está batendo de acordo com a execução”, disse.

A partir da conclusão do serviço, com a segurança da estrutura garantida, moradores do entorno que estão fora de casa desde que o problema foi identificado poderão retornar para as residências. Já os moradores do edifício Santos II, que corria risco de desabar, terão de esperar a realização de outro projeto de recuperação da estrutura. Além disso, não poderão realizar nenhum tipo de mudança, e sim fazer a retirada de pequenos pertences.

“Com os engenheiros dizendo que está seguro e em conformidade com a obra, aí, sim, vamos anunciar que os prédios do entorno possam voltar. Fora o Santos II, em que o síndico vai coordenar a retirada dos pertences como roupas, documentos, remédios. A mudança não será permitida, porque pode alterar o peso do prédio”, disse.

ENTENDA O CASO

O prédio localizado na Avenida do Canal, no bairro Nova Itaparica, em Vila Velha, apresentou risco de desmoronamento na madrugada do dia 24 de janeiro deste ano. Moradores e vizinhos precisaram evacuar as residências. De acordo com a administração municipal, o prédio não tinha autorização da prefeitura para ser construído. Além disso, a Prefeitura de Vila Velha multou a Construtora Santos, responsável pela construção.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais