> >
ES aplicará 3ª dose em quem tomou Coronavac e quer ir a países que não aceitam a vacina

ES aplicará 3ª dose em quem tomou Coronavac e quer ir a países que não aceitam a vacina

Estado ainda prevê antecipação da 2ª dose de outras vacinas para quem precisa viajar para fora do país. Regras para quem vai para o exterior foram definidas pela Secretaria da Saúde; confira

Publicado em 4 de novembro de 2021 às 17:11

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura

Os moradores do Espírito Santo que pretendem viajar para fora do país precisam ficar atentos: o governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (4) as regras de vacinação contra a Covid-19 para quem pretende ir ao exterior enquanto ainda houver restrições por conta da pandemia.

Uma das novidades é a autorização, para quem recebeu a Coronavac, para receber uma terceira dose de outro imunizante. Isso será possível para quem precisar ir para países que não aprovaram o imunizante no passaporte da vacina. Esse é o caso de alguns países da Europa, uma vez que a vacina do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan ainda não foi liberada pela Agência Europeia de Medicamentos.

Atualmente, essa restrição impede a entrada de brasileiros vacinados com a Coronavac em países como Bélgica, Croácia, Dinamarca e República Tcheca. No entanto, outros países da União Europeia como já abrem exceção e aceitam a entrada de pessoas imunizadas com a Coronavac, como Holanda, Espanha, Suíça e Alemanha, por considerar que ela já foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que isso é suficiente.

Vacina contra Covid-19 em Linhares
Vacina contra Covid-19 . ( Felipe Tozatto/Secom-Linhares)
ES aplicará terceira dose em quem tomou Coronavac e quer ir a países que não aceitam a vacina

Em outros locais, como na França, é exigido uma dose de reforço da Pfizer para quem tomou Coronavac. Há ainda países que só aceitam a Coronavac se houver um motivo importante ou urgente para viagem. E existem ainda situações em que o viajante precisa cumprir uma quarentena no país antes de poder circular pelas ruas, ou apresentar um teste de Covid com resultado negativo.

Diante disto, e em acordo com o que vem sendo observado em outros locais, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-ES) autorizou, por meio da Resolução CIB N°210/2021, publicada no Diário Oficial desta quinta (4), que os capixabas que completaram o esquema vacinal com a Coronavac recebam uma terceira dose da proteção contra o coronavírus, de uma marca distinta.

Além disso, o Estado autorizou a antecipação da segunda dose para aqueles que ainda não receberam o reforço das vacinas Comirnaty (Pfizer/BioNTech) e AstraZeneca (Fiocruz).

Tratam-se de medidas excepcionais “para viabilizar a saída do país de pessoas que necessitem viajar ao exterior, considerando a limitação de circulação de pessoas entre os países pelo risco de contaminação pelo SARS-CoV-2 e suas variantes”.

AS REGRAS PARA VIAJAR PARA O EXTERIOR

Para isso, é preciso cumprir algumas regras, que variam de acordo com o país de destino:

  • Viajantes que não completaram a série primária de vacinação com duas doses da vacina contra a Covid-19, poderão antecipar a segunda dose respeitando o intervalo mínimo de 21 dias para a vacina Comirnaty (Pfizer/BioNTech) e 28 dias para a vacina AstraZeneca (Fiocruz);
  • Viajantes que completaram a série primária de vacinação com duas doses da vacina Coronavac (Sinovac/Butantan) e terão como destino países cujos órgãos regulatórios não incluíram este imunizante até o momento na sua lista de vacinas autorizadas, poderão receber uma terceira dose de outro imunizante aceito pelo país de destino (esquema heterólogo). Neste caso o intervalo mínimo entre a série primária de vacinação e a terceira dose do outro imunizante será de 28 dias.

É preciso comprovar a viagem por meio de documentação, que varia de acordo com o motivo da ida ao exterior. Os documentos comprobatórios, cuja cópia deverá ser retida pelos serviços de imunização, são:

  • Viagem com a finalidade de estudo: comprovante da instituição de ensino + comprovante da compra da passagem aérea; 
  • Viagem com a finalidade de trabalho: contrato de trabalho ou similar + comprovante da compra da passagem aérea; 
  • Viagem com finalidade de turismo: comprovante da compra da passagem aérea + reserva do hotel.

Além disso, para todos os casos deverá ser apresentada comprovação do consulado ou agência de viagem sobre os imunizantes aceitos no país de destino.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais