> >
Em crise, viação de ônibus em Vitória se desfaz de linhas e de veículos

Em crise, viação de ônibus em Vitória se desfaz de linhas e de veículos

Trajetos até então operados pela Tabuazeiro passarão a ser de responsabilidade da Viação Grande Vitória, que vai absorver cinco linhas da empresa

Publicado em 2 de outubro de 2020 às 07:21

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Paralisação dos funcionários da Viação Tabuazeiro por falta de pagamento.\
Viação Tabuazeiro é uma das três empresas do sistema municipal de transporte de Vitória. (Vitor Jubini)
Em crise, viação de ônibus em Vitória se desfaz de linha e de veículos

Para regularizar o pagamento dos funcionários e aliviar seu caixa, a Viação Tabuazeiro – uma das três empresas que operam o sistema municipal de transporte de Vitória – se desfez de linhas e ônibus.

Trajetos até então operados pela empresa passarão a ser de responsabilidade da Viação Grande Vitória. A informação, apurada pela reportagem de A Gazeta, foi confirmada pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran).

A pasta informou que a empresa Grande Vitória absorverá cinco linhas antes realizadas pela Tabuazeiro: 310, 124, 175, 172 e 010A – a viação Tabuazeiro é responsável por 26 linhas municipais.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários), a negociação envolveu a venda de cerca de 20 ônibus que eram usados pela Viação Tabuazeiro para operar essas cinco linhas.

A Metropolitana – empresa do Sistema Transcol e que pertence ao mesmo grupo da Tabuazeiro – também vai entregar veículos para a Viação Grande Vitória, de acordo com o Sindirodoviários.

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória informou que a negociação foi entre as empresas e o pedido para mudança na gestão das linhas foi enviado à prefeitura. "Após análise, não houve impedimento legal, e a prefeitura autorizou a nova operação, que será iniciada na próxima segunda-feira (5). Não haverá alteração nos trajetos e horários das linhas", destacou a pasta.

O Sindirodoviários diz que participou das conversas entre as empresas para garantir que a Grande Vitória também absorva os motoristas e cobradores dessas linhas. "Em cada ônibus, são pelo menos dois cobradores e dois motoristas, geralmente. Para essa negociação acontecer, foi a primeira prerrogativa do sindicato: que a Grande Vitória também aproveitasse os funcionários", afirmou José Carlos Sales, um dos diretores do sindicato trabalhista.

O Sindirodoviários e a Prefeitura de Vitória não informaram o valor da negociação. Com o dinheiro, a Viação Tabuazeiro conseguiu pagar os salários e benefícios atrasados dos funcionários. Os motoristas e cobradores, que faziam uma paralisação desde a semana passada (pela quarta vez, só em 2020), voltaram ao trabalho na última segunda-feira (28) após a regularização.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Setpes) confirmou o fim da paralisação, mas disse que não participou das negociações e não tem detalhes do que foi acordado.

O sistema de transporte coletivo de passageiros passa por uma forte crise em Vitória. Reportagem de A Gazeta mostrou na última semana que as empresas de ônibus acumulam um prejuízo que pode chegar a quase R$ 1,5 milhão por mês na capital. Elas apontam que apenas a integração do sistema ao Transcol pode salvar as viações da crise.

Este vídeo pode te interessar

Só a Tabuazeiro chegou a somar um prejuízo mensal de mais de R$ 500 mil. Para agravar a conjuntura, as empresas tiveram uma queda acima de 80% no número de passageiros durante a pandemia de coronavírus. E as passagens pagas são as únicas fontes de recurso dessas viações já que elas, diferentemente das empresas do sistema Transcol, não recebem subsídio do poder público.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais