> >
Com volta às aulas, ônibus do Transcol voltam a rodar com 100% da frota

Com volta às aulas, ônibus do Transcol voltam a rodar com 100% da frota

As aulas presenciais estão autorizadas a serem retomadas a partir do próximo dia 5 – e a partir desta data a frota de coletivos estará circulando com sua capacidade total, segundo anúncio feito pelo governador Renato Casagrande na tarde desta sexta (25)

Publicado em 25 de setembro de 2020 às 21:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Movimentação de usuários do Transcol no Terminal do Ibes. A grande maioria dos passageiros está usando máscaras de proteção contra o coronavírus. Mas ainda é possível ver alguns sem ela.
Frota de ônibus volta a ciruclar em sua totalidade. (Carlos Alberto Silva)

A partir do próximo dia 5 de outubro, data em que o retorno às aulas foi autorizado, a frota de ônibus público voltará a circular em sua totalidade, com 100% dos veículos.

Segundo o governador Renato Casagrande, atualmente a frota tem circulado com 90% de sua capacidade. “A partir do dia 5 volta a circular 100% da frota. Colocar o total da frota para circular vai incorporar esses alunos que teremos utilizando o transporte”, explicou durante coletiva de anúncio do fim das restrições às aulas presenciais.

Ele avalia que o impacto no sistema de transporte público será menor, considerando que as aulas vão ser retomadas em um sistema de revezamento, e as escolas públicas – municipais e estaduais – cujos alunos demandam mais o sistema de transporte público, vão retornar por escala.

Em época de normalidade, segundo Casagrande, 20 mil alunos utilizam o transporte público por dia na Grande Vitória. “Como vamos ter semanas alternadas, a cada semana, no máximo, serão 10 mil alunos utilizando o transporte público”, explicou, ao se referir ao modelo a ser adotado de que, a cada semana, uma parte dos alunos precisa ficar em ensino remoto.

Atualmente, segundo Casagrande, 350 mil passageiros estão utilizando o transporte público. Em um dia de normalidade são mais de 600 mil”, relatou.

Outro fato que deverá ajudar a evitar a aglomeração, segundo Casagrande, é a liberação dos alunos em horários diferentes. “O plano de retorno às aulas dá à direção da escola a diretriz de que a saída das escolas sejam feitas em horários diferentes, pelo menos diferença de 10 minutos entre uma turma e outra para evitar aglomeração", explicou.

TRANSPORTE ESCOLAR

Já o transporte escolar, informou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, deverá seguir as regras estabelecidas na Portaria Conjunta Sedu/Sesa 01-R, que foi publicada no dia 8 de agosto.

"O protocolo sobre transporte escolar consta na portaria. Escolas privadas, que têm transporte, cooperativados e na Região Metropolitana, precisam seguir condições", disse.

Este vídeo pode te interessar

A portaria determina, por exemplo, que os veículos operem apenas com metade da capacidade máxima. Além disso, precisam manter a higiene do veículo a cada turno e viagens realizadas, circular com as janelas abertas, utilizar preparações alcoólicas a 70% para higiene das mãos dos alunos, e o uso obrigatório de máscaras.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais