> >
Defesa Civil alerta para risco de queda de pedras em trilha no Mestre Álvaro

Defesa Civil alerta para risco de queda de pedras em trilha no Mestre Álvaro

Um parecer técnico da Defesa Civil Municipal indica a possibilidade de desprendimento de pedras na Trilha de Furnas, também conhecida como Trilha das Águas. Orientação é que sejam utilizadas as outras três rotas existentes no local

Publicado em 18 de maio de 2021 às 10:22

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Mestre Álvaro na Serra
A APA do Mestre Álvaro, na Serra, é constantemente visitada por turistas e aventureiros. No local, há quatro trilhas que permitem acesso às partes mais elevadas. (Vitor Jubini)

O Mestre Álvaro, na Serra, é um dos pontos mais procurados na Grande Vitória por pessoas que procuram por uma visão privilegiada e única da Região Metropolitana e também pelos aventureiros. Neste sentido, as trilhas que a região possui são opções para quem busca por uma boa dose de adrenalina e esforço morro acima em meio à mata.

Prefeitura da Serra, contudo, por meio da Defesa Civil do município, emitiu um parecer técnico nesta segunda-feira (17) para que os visitantes evitem passar pela Trilha de Furnas, pois há riscos de acidentes ao longo do percurso. Foi avaliado que o caminho, também chamado por Trilha das Águas, apresenta bastante vegetação e algumas pedras, chamadas matacões, que podem se desprender e atingir quem estiver abaixo.

Desta forma, a orientação da chefe da Divisão de Administração de Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente, Danielle Fátima de Aquino, é para que as pessoas façam as atividades nas outras três trilhas existentes na Área de Proteção Ambiental do Mestre Álvaro: Trilhas Norte, Três Marias e Pitanga.

"É importante buscar outras alternativas de visitação ao Mestre Álvaro neste momento, devido aos perigos identificados na Trilha de Furnas. A segurança dos visitantes é prioridade e há as outras três trilhas que podem ser utilizadas, até a solução deste problema", salientou Aquino.

O Mestre Álvaro é um monumento natural de destaque na Serra, que possui 833 metros de altura, apresentando vegetação e fauna da Mata Atlântica. Muitos recursos hídricos fazem parte de três bacias hidrográficas diferentes, além de compor o corredor ecológico Duas Bocas-Mestre Álvaro. O local foi transformado em Unidade de Conservação, sendo denominado APA Estadual de Mestre Álvaro em 1991.

Este vídeo pode te interessar

Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente da Serra, disse que está neste momento planejando as melhores ações para tornar a trilha segura. A recomendação para os turistas é a utilização das outras três trilhas até as ações serem finalizadas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais