> >
Covid-19: Guarapari tem praia lotada durante a noite de réveillon

Covid-19: Guarapari tem praia lotada durante a noite de réveillon

Na praia de Peracanga, era difícil até de ver a areia; Guarapari está classificado em vermelho (risco alto) no Mapa de Risco do Governo do Estado

Publicado em 1 de janeiro de 2021 às 10:58- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Praia de Peracanga, em Guarapari, ficou lotada durante as comemorações do réveillon
Praia de Peracanga, em Guarapari, ficou lotada durante as comemorações do réveillon. (Leitor de A Gazeta)

A pandemia do novo coronavírus não acabou com a virada do ano de 2020 para 2021 e, por isso, a recomendação era que as comemorações do réveillon fossem feitas preferencialmente em casa e sem aglomerações. Mesmo assim, a praia de Peracanga, em Guarapari, foi um dos locais preferidos dos frequentadores e ficou lotada na noite desta quinta-feira (31) e madrugada deste dia primeiro.

No último Mapa de Risco do Governo do Estado, que classifica os municípios de acordo com o risco de transmissão da Covid-19, Guarapari foi um dos oito municípios classificados como risco alto. Mesmo assim, as imagens recebidas pela reportagem de A Gazeta mostram várias pessoas se aglomerando na areia da praia, sem respeitar minimamente o distanciamento social. 

No último sábado (26), Guarapari já possuía registros de praias lotadas, com aglomerações e frequentadores desrespeitando a recomendação do uso de máscaras. Em alguns pontos da Praia do Morro, por exemplo, já não havia espaço para cadeiras ou guarda-sol. Embora os ambulantes usassem máscara, turistas e moradores se aglomeravam na areia, sem demonstrar preocupação com a pandemia.

O município, inclusive, publicou um decreto na última quarta-feira (30) com medidas restritivas para tentar conter o avanço do coronavírus. Foi delimitado o fechamento de bares e casa de show até o dia 3 de janeiro - quando será publicado o novo Mapa de Risco do governo - o funcionamento somente de estabelecimentos essenciais no domingo e a suspensão da entrada de ônibus de turismo/excursão, micro-ônibus, vans e similares, com exceção daqueles direcionados a hotéis e pousadas que possuem estacionamento no próprio estabelecimento. 

Mesmo com as normas adotadas na cidade, houve registros de aglomerações. Demandada pela reportagem de A Gazeta, a Prefeitura de Guarapari informou que a Secretaria Municipal de Postura e Trânsito não tem medido esforços para fazer cumprir as determinações de enfrentamento à pandemia, bem como segue realizando os trabalhos de orientação. A nota enviada pela prefeitura ressalta, porém, que nenhuma das ações surtirá efeito sem o comprometimento, bom senso e a conscientização da população.

A prefeitura alegou ainda que todas as ocorrências registradas através do serviço de Disque Aglomeração foram atendidas. As denúncias podem ser feitas através do número (27) 99716-1848, que funciona todos os dias das 9h às 22h. O Disque Silêncio funciona de segunda a domingo, das 18h às 2h, pelo (27) 99905-6397. Entre às 2h e as 8h, a prefeitura explicou que a população deve direcionar as denúncias para a Polícia Militar, através do 190.

A reportagem de A Gazeta demandou a Polícia Militar acerca dos registros de aglomerações e sobre a fiscalização em Guarapari e, em nota, informa que os decretos estaduais e municipais não proibiram a circulação de pessoas nas praias. "Portanto, a Polícia Militar, em situações de flagrante de aglomeração na areia, orienta os cidadãos sobre as medidas de prevenção à pandemia da Covid-19, como afastamento social e uso de máscaras, e intervém quando se trata de algum evento clandestino, mas não pode impedir a presença", ressalta a corporação, na nota.

A PM lembra, ainda, que cabe à população se conscientizar e respeitar os protocolos de enfrentamento à pandemia da Covid-19. "Caso haja alteração das medidas restritivas, a PMES irá atuar de acordo com a legislação vigente, prestando apoio aos órgãos municipais na fiscalização. As ações de combate ao descumprimento dos decretos são feitas em cima do mapa de denúncias que chegam ao Ciodes 190 e ao Disque-Denúncia 181, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais," finaliza.

Errata Atualização
1 de janeiro de 2021 às 21:09

A Polícia Militar respondeu a demanda da reportagem após a divulgação desta matéria. Segundo a corporação, os policiais têm atuado na fiscalização e orientação em eventos com aglomeração. As informações foram incluídas no texto.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais