> >
Covid-19: em Linhares, pacientes mais jovens são maioria na UTI

Covid-19: em Linhares, pacientes mais jovens são maioria na UTI

Após o início da vacinação e a detecção da variante do coronavírus no município, as pessoas com menos de 60 anos passaram a ser maioria nos casos de internação pela doença

Publicado em 9 de abril de 2021 às 12:01- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Hospital Geral de Linhares (HGL)
Hospital Geral de Linhares (HGL). (Prefeitura de Linhares)
Vinicius Zagoto
[email protected]

Linhares, no Norte do Espírito Santo, tem detectado uma mudança no perfil etário dos internados com Covid-19 nos hospitais da cidade. Após o início da vacinação e a detecção da variante do coronavírus no município, as pessoas com menos de 60 anos passaram a ser maioria nos casos de internação pela doença. No Hospital Geral de Linhares (HGL), dos 22 pacientes com Covid-19 internados na UTI, 16 têm menos de 60 anos.

Em conversa com a reportagem da TV Gazeta Norte, o secretário de Saúde de Linhares, Saulo Meireles, afirmou que após o início da vacinação contra a Covid-19 no município e a detecção da variante, o número de pessoas acima dos 60 anos caiu, enquanto os mais jovens passaram a ser maioria nos casos de internação pela doença nos hospitais do município. No entanto, ainda não existem indicadores precisos que mostrem essa correlação.

"É mudança a todo instante. Hoje nós temos um perfil diferente de pacientes internados. Se comparamos com julho do ano passado, no ápice da primeira onda no município, hoje nós temos 60% dos pacientes com idade abaixo dos 60 anos. É um momento de incertezas, as variantes... diversos fatores que podem influenciar a evolução da pandemia", afirmou.

PACIENTES MAIS NOVOS NA UTI NECESSITANDO DE INTUBAÇÃO

Meireles ressaltou ainda que mesmo que o perfil etário dos internados tenha mudado, a necessidade de intubação ainda continua alta, mesmo em quem tem menos de 60 anos:

"Um outro dado importante é que mais de 70% desses mais novos internados necessitam de intubação. É um percentual muito preocupante porque a gente sabe a taxa de óbito desses pacientes internados é muito alta. Estamos falando em 15% a 20% no município de Linhares", afirmou

DEMANDA TAMBÉM É ALTA NA ENFERMARIA

Segundo o secretário, o perfil etário mais jovem também se mantém na enfermaria, onde há um paciente de 20 anos internado:

"Na enfermaria o perfil não é diferente. Nós temos um percentual na faixa de 50% a 60% abaixo de 60 anos e na enfermaria um paciente com 20 anos", disse.

Vacinação idosos profissionais de saúde Linhares
Vacinas sendo armazenadas em Linhares, Norte do ES. (Felipe Tozatto)

VACINAÇÃO PODE TER CONTRIBUÍDO PARA MENOR INTERNAÇÃO DE PESSOAS IDOSAS

Para o secretário, um fator que pode ser positivo na redução de internação de pessoas com mais de 60 anos é a vacinação. Já a maior internação de pessoas com menos de 60 anos pode estar relacionada à variante do coronavírus presente no Estado:

"Por mais que a gente tente buscar as explicações, nós estamos falando de variantes, de vacinação... então um fator que pode ser positivo nessa redução de internação de idosos é a vacinação, mas nós estamos falando de possibilidades. O momento hoje é de incerteza de uma evolução que a gente não conhece os fatos que estão gerando isso", pontuou. 

CORONAVÍRUS EM LINHARES

Segundo dados do Painel Covid-19, atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Linhares registrou até o momento 19.734 casos confirmados da doença, 18.758 casos curados e 270 óbitos. A taxa de letalidade no município é de 1,4%, abaixo da taxa estadual que está em 2,0%.

*Com informações de Eduardo Dias, da TV Gazeta Norte. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais