> >
Coronavírus: Espírito Santo registra 604 mortes e 13.690 casos

Coronavírus: Espírito Santo registra 604 mortes e 13.690 casos

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, entre a noite de sábado (30) e a tarde deste domingo (31) foram registrados 253 novos infectados e 21 mortes

Publicado em 31 de maio de 2020 às 16:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vitória - ES - Sepultamento de Elson José Novaes, 65 anos, padeiro, vítima de covid-19, no cemitério Boa Vista em Maruípe.
Sepultamento de Elson José Novaes, 65 anos, padeiro, vítima de Covid-19, no cemitério Boa Vista em Maruípe (Vitória/ES). (Vitor Jubini)

O coronavírus continua avançando no Espírito Santo. Não são apenas números. 13.690 pessoas foram infectadas e 604 perderam a vida após contrair a Covid-19, até a tarde deste domingo (31). De acordo com as informações que foram atualizadas no painel da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), entre a noite de sábado (30) e a tarde deste domingo foram registrados 235 novos pacientes infectados e 21 óbitos

Na última sexta-feira, o secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, afirmou em entrevista coletiva que o Espírito Santo deveria ultrapassar a marca de 600 mortos pela doença até este domingo (31), o que se concretizou.

O número de pacientes curados também aumentou. Um total de 312 pessoas conseguiram vencer a batalha contra o novo coronavírus, sendo que o Estado contabiliza um total de 7.732 pessoas curadas. Atualmente, a taxa de letalidade da doença no Espírito Santo é de 4,41%. Até o momento, 47.373 testes da doença foram realizados em todo o Estado. 

Entre os municípios com mais casos do coronavírus, Serra lidera o ranking do Estado, com 2.508 registros da doença, seguido por Vitória (2.453), Vila Velha (2.423) e Cariacica (1.831). Já se olharmos os dados por bairros, Jardim Camburi, na Capital capixaba, está na frente no número de casos com 339 pessoas infectadas.

PROJEÇÕES PARA JUNHO

E as projeções feitas pelo governo do Estado mostram que o número de óbitos pelo coronavírus pode chegar a mil em junho. Em entrevista ao Bom Dia Espírito Santo, da TV Gazeta, na manhã da última quinta-feira (28), o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes. afirmou que o comportamento da doença pode levar o Espírito Santo a registrar esse aumento já no próximo mês.

Aspas de citação

Nós temos uma doença de difícil manejo, os pacientes evoluem para o estado crítico muito rapidamente. Podemos chegar ao mês de junho com o número de mil óbitos, pelo comportamento da doença. A doença tem uma letalidade muito alta, por exemplo, em pessoas acima de 90 anos, chega a 40%. Com pessoas entre 80 e 89 anos, chega a 33% de letalidade. É uma doença que mata e não tem tratamento específico

Nésio Fernandes
Secretário estadual de Saúde
Aspas de citação

TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS

E, após uma queda na taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) para atender pacientes graves da Covid-19 no Espírito Santo, o índice voltou a subir neste domingo. Agora, 80,23% dos leitos do SUS exclusivos para a doença estão ocupados no Estado. Até a noite de sábado (30), a taxa estava em 76,26%.

São 426 vagas de UTI ocupadas de um total de 531 na rede pública para o coronavírus. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Na Grande Vitória, região que concentra o maior número de casos e mortes por Covid-19, a taxa de ocupação de UTIs públicas subiu de 84,5% para 88,19% neste domingo. É a maior proporção entre as regiões do Estado, seguida pela região Norte (60,4% vagas de UTI ocupadas).

Já os leitos de enfermaria, destinados a pacientes com quadro menos grave, mas que necessitam ficar internados e em isolamento, estão com taxa de ocupação em 68,21% na rede pública estadual. São 604 vagas, sendo 412 preenchidas. A região com menos vagas em enfermarias é a Norte, cuja ocupação chegou a 72,93%.

No sábado, o governo também divulgou um novo mapa de risco da Covid-19 com as restrições para cada município capixaba. Nenhuma cidade foi classificada como de risco extremo. Agora são 12 municípios enquadrados no risco alto - sendo três novos: Piúma, Marechal Floriano e Santa Teresa. Além deles, 52 foram classificados como em risco moderado e  outros 14 como risco baixo.

FOTOJORNALISMO: A DOR DAS FAMÍLIAS QUE PERDERAM ENTES QUERIDOS PARA A COVID-19

No dia em que o Espírito Santo chega a marca de 560 mortos pelo coronavírus, acompanhamos duas despedidas de vítimas da Covid-19.(Vitor Jubini)

PREVINA-SE 

Até o momento, não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal, que também valem para afastar o risco de contrair gripe e outras doenças respiratórias. 

  • Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
  • Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
  • Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Utilizar máscaras de tecido se precisar sair de casa;
  • Manter distância de outras pessoas caso tenha que ir para a rua;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais