> >
Com avanço da vacinação no ES, quanto falta para abandonar a máscara?

Com avanço da vacinação no ES, quanto falta para abandonar a máscara?

A vacinação sinaliza um futuro sem elas, mas variantes da Covid-19 e cobertura vacinal lenta podem adiar esse momento. Desde o início da pandemia, as máscaras são fundamentais para minimizar a propagação do coronavírus.

Publicado em 6 de julho de 2021 às 02:00

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Uso de máscara em locais públicos deve continuar por um bom tempo
Uso de máscara em locais públicos deve continuar por um bom tempo. (Freepik)

A máscara tem sido um acessório essencial desde o início da pandemia do coronavírus. É consenso entre médicos e demais especialistas de saúde que o item de proteção individual reduz as chances de propagação do vírus, tendo se tornado, inclusive,  obrigatório o uso entre os capixabas através em um decreto estadual.

Mas, diante da vacinação contra a Covid-19 na população, já é possível dizer quando poderemos voltar a andar sem ela?

Em entrevista à rádio CBN Vitória na última quinta-feira (01), o secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, mostrou-se  otimista ao afirmar que o Natal do capixaba poderá ser sem máscaras, pelo menos em alguns ambientes. "Queremos chegar em dezembro com total controle da pandemia para viver um Natal sem máscara e com abraços, o que não vivemos o ano passado. O uso de máscaras deve permanecer em alguns locais, como para viajar de avião", disse.

Já para o médico infectologista e professor Crispim Cerruti, a data é o que menos importa para que deixemos de usar as máscaras.

"Precisamos é de cobertura vacinal de até 75% da população. Até lá, a máscara precisa continuar sendo usada. Somente com esse percentual teremos o efeito de imunidade coletiva. Vale lembrar que a vacina não isenta a pessoa de contrair a doença, mas sim de reduzir casos graves e óbitos", observou Cerruti. 

 O infectologista Luiz Henrique Borges também avalia que os resultados da vacinação deverão ser medidos antes de qualquer decisão. "O uso de agora não é mais como no começo, quando não se tinha a vacina. Agora, precisamos monitorar os impactos dos vacinados nos números de internados e mortes, até que tenhamos uma equação viável dos riscos de se ficar sem máscara. Tudo vai depender da dinâmica da infecção e  da queda sustentável de internações", pontuou. 

VARIANTES SÃO AMEAÇAS

Nos Estados Unidos, o avanço da imunização da população levou o país a suspender, em maio, a obrigatoriedade do uso de máscaras para quem já estivesse imunizado, seguindo recomendação do Centro de Cotrole e Prevenção de Doenças (CDC). Na época, o país tinha pouco mais de 46% da população vacinada com duas doses.

No entanto, o uso de máscara voltou a ser debatido nos EUA depois que as autoridades de saúde de Los Angeles recomendaram o uso de item de proteção em locais fechados, mesmo não sendo obrigatório. A variante Delta e a disparidade na taxa de vacinados entre os Estados preocupam as autoridades locais. 

Em Israel, o governo recuou da suspensão de máscaras em locais públicos fechados e em empresas após um surto da variante Delta, que tem se mostrado mais infecciosa e agressiva ao organismo. 

"No Brasil, ainda temos uma cobertura vacinal baixíssima, e os números de casos não chegaram a um nível seguro. A variante pode circular até entre os já imunizados com duas doses e afetar também quem só tomou uma dose das vacinas que precisam de duas aplicações", alertou o médico Luiz Henrique. 

Por isso, segundo especialistas, o momento ainda não é de relaxar. Além de máscara, também é necessário manter as medidas de higiene e distanciamento.

"O vírus é um agente infeccioso de transmissão direta que está presente em secreções da via respiratória. Ele pode ser transmitido quando falamos ou quando espirramos, por exemplo. Por isso, é preciso colocar uma barreira para essa emissão de vírus que impede que uma pessoa infectada repasse o vírus por suas vias aéreas para uma pessoa não infectada. Essa barreira é a máscara. Pode ser incômoda, mas é muito menos invasiva que um tratamento ou chegar a morte", completou Crispim Cerruti. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais