> >
Bordado na porta de escola e pet para dar sorte: o 1° dia do Enem no ES

Bordado na porta de escola e pet para dar sorte: o 1º dia do Enem no ES

Candidatos contaram com carinho da família no primeiro dia de prova; no Espírito Santo, mais de 58 mil pessoas se inscreveram para o Enem

Publicado em 21 de novembro de 2021 às 19:30

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Mãe tricota enquanto espera a filha sair da prova
Mãe tricota enquanto espera a filha sair da prova. (Ricardo Medeiros)
Autor - Luana Antunes
Luana Antunes
Aluno do 24º Curso de Residência em Jornalismo / [email protected]

Para ajudar a aliviar a tensão do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, muitos candidatos contaram com o apoio da família nos locais de prova e até mesmo da companhia do pet para dar sorte.

Na Faesa, em Vitória, a dona de casa Lilian Schmitel fez questão de ficar do lado de fora esperando a filha Aishwarya terminar o exame. Aishwarya quer cursar Psicologia e presta o Enem pela primeira vez. 

Para controlar a ansiedade, Lilian ficou bordando um tecido.  Ela contou que as horas passaram até rápido, mas que sentiu "dois frios": um pelo tempo chuvoso na cidade e o outro pela apreensão de ter a filha fazendo a prova.

Enquanto Aishwarya tinha a torcida da mãe, os irmãos Luiza e Geraldo Menegucci contaram com a companhia diferente para dar sorte: a do cachorro de estimação.

Os estudantes chegaram até o local de prova na companhia do pai, Lourival Lougon, e da cachorrinha Mabi, com quem brincaram do lado de fora até a abertura dos portões. Os irmãos sonham em fazer Medicina.

Alunos levam cachorro pro Enem
Irmãos são acompanhados até a prova pelo pai e a cachorrinha de estimação. (Ricardo Medeiros)

Lucas Alvarenga, de 19 anos, teve o suporte de toda família. Mãe, pai e irmã acompanharam o estudante até o local do exame. Lucas quer cursar Medicina e disse estar bem preparado, além de contar com o apoio dos pais, o que ajudava a não ficar tão nervoso. 

Lucas Alvarenga e a família antes do ENEM
Lucas Alvarenga e a família antes do ENEM. (Emanuel Vargas)

Enquanto uns eram apoiados  pelos familiares, outros contaram com o suporte dos amigos. Um grupo de estudantes do bairro São Pedro, em Vitória, chegaram juntos fazer a prova. Os oito amigos, que estão concluindo o ensino médio este ano, apoiaram uns aos outros antes de entrarem na sala de aplicação do exame.

Kaylane, de cinza, e seus colegas vieram de São Pedro juntos
Grupo de estudantes de São Pedro, em Vitória, chegou ao local da prova junto. (Carla Luz )

Já Sidnei Lords, de 43 anos, chegou sozinho ao local de prova, mas confiante. Lords é advogado e servidor público, mas quer uma vaga para cursar Psicologia. Para o capixaba, o fato de ser mais velho que a maioria dos candidatos do Enem não é um problema. 

O servidor público Sidnei Lords quer fazer o Enem para tentar uma vaga em psicologia
O servidor público Sidnei Lords quer fazer o Enem para tentar uma vaga em psicologia. (Carla Luz)

Neste primeiro dia de prova, os candidatos responderam 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. 

No próximo domingo (28), serão 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais