Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Mobilidade urbana

BNDES conclui estudo para implantação de VLT e BRT na Grande Vitória

Cabe agora ao governo do Estado definir as formas de financiamento e execução para tirar os projetos do papel, orçados em mais de R$ 5 bilhões

Publicado em 30 de Outubro de 2025 às 18:01

Vinicius Zagoto

Publicado em 

30 out 2025 às 18:01
Modelo de VLT em operação no Rio de Janeiro (RJ) Crédito: VLT Carioca/Trilhos Motiva
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério das Cidades concluíram o estudo que visava a definição dos projetos para implantação de 8km de VLT e de até 84km de BRT na Grande Vitória. A estimativa é que, para tirar as iniciativas do papel, seja necessário um investimento de R$ 5,2 bilhões.
O estudo revelou que a implementação dos projetos resultará na redução estimada de cerca de 150 mortes em acidentes de trânsito até 2054. E, também, evitará a emissão de 92,3 mil de toneladas de CO² por ano. Outro benefício é a redução do custo operacional por viagem de até 15%.
Na Grande Vitória, com a implantação dos projetos previstos no estudo, haverá também a redução no tempo médio de deslocamentos nas cidades.

Entenda as siglas VLT e BRT

VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos): sistema de transporte público que utiliza trens elétricos em uma plataforma no nível da rua, com menor capacidade e menor velocidade que um metrô tradicional.

BRT (Bus Rapid Transit): corredor exclusivo para ônibus, funcionando quase como uma linha de metrô, mas com menor custo de implantação.

O que está previsto? 

Na região, os projetos previstos pelo estudo são a implantação de duas linhas do BRT e uma linha de VLT em Vila Velha. 
Como informado por A Gazeta em abril, o governo do Estado apresentou ao BNDES diversas propostas para melhorar a mobilidade urbana na Grande Vitória, incluindo monotrilho, BRT e VLT.
No caso do BRT, a expectativa é que sejam contemplados os municípios de Cariacica e Vila Velha. Já o VLT deve compreender o município canela-verde. 
Procurada por A Gazeta, a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que o projeto do BRT apresentado abrange o ExpressoGV, corredor de ônibus na Avenida Carlos Lindenberg. Sobre o VLT, a pasta disse que ainda está analisando o segmento por onde os bondes devem passar.
Conforme divulgado em abril, os 8km de VLT em Vila Velha passam por vias entre a Prainha até o Terminal de Itaparica. 
A Semobi destacou, por fim, que as etapas de financiamento e execução serão definidas com o avanço dos projetos.
Linha 4 do VLT proposto para a Grande Vitória
Linha 3 do VLT proposto para a Grande Vitória Crédito: Reprodução

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Jantar saudável: 3 pratos leves e proteicos para o dia a dia
Imagem de destaque
ES trabalha em parceria com Embratur por voo direto para a Argentina
Imagem de destaque
Consentimento informado: entenda por que esse documento é essencial para a sua saúde

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados