A Gazeta - Agora

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Consórcio vence licitação para obras de corredor exclusivo de ônibus no ES

Publicado em 27/05/2025 às 17h42
Projeção de corredor exclusivo de ônibus na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha
Projeção de corredor exclusivo de ônibus na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha Crédito: Divulgação

Após 15 empresas entrarem na disputa para implementar o Corredor Metropolitano Sul - Expresso GV, um consórcio formado por duas companhias paulistas venceu a concorrência e vai desenvolver o projeto, que prevê a ligação dos municípios de Vila Velha e Cariacica com via exclusiva para ônibus, ciclovia integrada e requalificação urbana e viária. 

Conforme informações da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), o consórcio das empresas Paulitec e DP Barros será responsável pela execução do projeto básico, executivo e das obras de implantação do corredor. "No momento, a Semobi está realizando os trâmites administrativos obrigatórios previstos para emissão da ordem de serviço. Assim que essa etapa for concluída, o grupo será oficialmente autorizado a iniciar os trabalhos", diz a nota da secretaria. O prazo de execução é de 24 meses, contados a partir da assinatura do contrato e da ordem de serviço. 

O projeto prevê a construção do corredor no canteiro central da Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, com plataformas exclusivas para o embarque e desembarque dos passageiros. A estimativa é reduzir em 50% o tempo de deslocamento para os passageiros que utilizam os quatro terminais urbanos da região: Jardim América, Ibes, São Torquato e Vila Velha.

As obras abrangem 6,5 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus, com pavimentação em concreto, garantindo maior durabilidade e eficiência no transporte. A infraestrutura contará com seis estações de ônibus, com 12 plataformas capazes de acomodar três ônibus convencionais, simultaneamente. Para aumentar a segurança e a eficiência do Transcol, serão instalados sistemas de videomonitoramento e painéis de informação em tempo real para os passageiros nas estações.

Uma ciclovia será implantada no eixo central da via, conectada por um viaduto que interligará Vila Velha e Cariacica. A obra inclui ainda a reconfiguração das calçadas e a requalificação do pavimento asfáltico para um corredor logístico com capacidade para veículos de até 45 toneladas. Além disso, serão construídos dois novos viadutos, com cerca de 530 metros cada um, para melhorar a conexão com a Segunda Ponte.

Publicidade