> >
Área do antigo Museu Vale vai reabrir como novo ponto cultural em Vila Velha

Área do antigo Museu Vale vai reabrir como novo ponto cultural em Vila Velha

Terreno e instalações agora estão sob responsabilidade da prefeitura canela-verde, que planeja novo nome e proposta curatorial no local

João Barbosa

Repórter / jbarbosa@redegazeta.com.br

Publicado em 8 de maio de 2025 às 10:54

A estrutura do antigo Museu Vale vai abrigar um novo ponto cultural em Vila Velha. Agora sob responsabilidade da prefeitura canela-verde, que assumiu o terreno e as instalações do museu na terça-feira (6), o espaço deve reabrir as portas em breve com novo nome e proposta curatorial.

Inaugurado em 1998, o Museu Vale chegou a receber mais de 2 milhões de visitantes em 50 exposições realizadas durante os 24 anos em atividade. Em 2022, o funcionamento foi descontinuado devido à expansão portuária e industrial da região do Complexo Portuário de Capuaba, em Argolas.

Museu Vale
Museu Vale encerrou as atividades em 2022 em Vila Velha Crédito: Fernando Madeira

Agora, o museu deve ser reaberto em um processo de “diálogo com a comunidade e valorização da produção cultural capixaba”, como pontuou o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, na cerimônia que marcou a transferência de gestão do local.

“O prédio da antiga Estação Pedro Nolasco tem história e memória ligadas ao desenvolvimento da cidade. Vamos construir, junto com os artistas e a população, um novo projeto que amplie o acesso à cultura e reconheça o potencial desse espaço como centro de criação e formação”, complementou Roberto Patrício Junior, secretário municipal de Cultura, na ocasião.

Vale salientar que ainda não há definição de prazos para a reinauguração, já que, segundo a Prefeitura de Vila Velha, precisam ser concluídos os estudos para a reabertura oficial.

Museu Vale em outro espaço

Projeção da nova sede do Museu Vale em armazém do Porto de Vitória
Projeção da nova sede do Museu Vale em armazém do Porto de Vitória Crédito: Divulgação / Vports

Desde o encerramento das atividades em Vila Velha, o Museu Vale manteve o funcionamento com ações educativas e culturais em outros locais, como exposições e oficinas da Grande Vitória.

O espaço deve voltar a ter uma sede física em 2026, quando devem ser iniciadas as atividades no Armazém 4 do Porto de Vitória, complexo revitalizado na Capital que também vai abrigar polo educacional, outro espaço cultural e restaurante com vista panorâmica da baía e do Centro Histórico de Vitória.

Na área do Museu Vale, com cerca de 3,9 mil metros quadrados, será montada uma exposição permanente com o acervo histórico da Estrada de Ferro Vitória a Minas, que vai ocupar dois dos cinco andares do prédio, como divulga a Vports, concessionária do porto.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais