> >
Apesar da lei, cultos presenciais não devem acontecer, diz secretário do ES

Apesar da lei, cultos presenciais não devem acontecer, diz secretário do ES

Lei estadual inclui igrejas e demais templos religiosos na lista de estabelecimentos essenciais; Sesa não recomenda a realização das celebrações em cidades com risco moderado e alto

Publicado em 20 de julho de 2020 às 17:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes de Medeiros Junior
O secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes. (Reprodução/TV Gazeta)

Celebrações em igrejas e templos religiosos não devem acontecer em municípios classificados com graus de risco alto e moderado, segundo secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, em coletiva nesta segunda-feira (20). A declaração vai de encontro à decisão do governador Renato Casagrande, que sancionou uma lei que inclui igrejas e os demais templos religiosos na lista de estabelecimentos essenciais no Espírito Santo.

A lei entra em vigor nesta segunda (20), data da publicação no Diário Oficial do Estado, e determina que mesmo em períodos de calamidade, como da pandemia do novo coronavírus, cultos presenciais aconteçam.

Segundo o secretário, a lei não altera uma nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que não recomenda a realização das celebrações em cidades com risco acima do grau baixo.

"A recomendação está mantida mesmo com a lei, que traz para as autoridades sanitárias a prerrogativa de poder definir quais formas de manifestação religiosas são permitidas ou não de acordo com o risco da cidade", disse.

Nésio Fernandes afirmou, que apesar da posição contrária à decisão de liberar os cultos, "todo o sistema de saúde reconhece a espiritualidade como fator protetor da vida das pessoas".

O secretário ainda lembrou que as atividades nunca foram proibidas, mesmo havendo recomendações. Ele acrescentou que há a possibilidade do culto presencial em municípios com risco baixo.

"No risco baixo, respeitando a distância de 2 metros entre os fiéis, é possível a realização das atividades presenciais religiosas", completou o secretário.

Também presente na coletiva desta segunda-feira (20), o subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin, ressaltou que as recomendações foram feitas "reconhecendo o direito ao culto e à religiosidade".

RETOMADA EM VILA VELHA

Pelo menos três paróquias do município de Vila Velha devem voltar a receber fiéis durante as celebrações a partir do próximo final de semana. O anúncio, feito pela Arquidiocese de Vitória nesta segunda (20), ocorre dois dias após a divulgação do 14º Mapa de Risco, que classificou, entre outras cidades, Vila Velha com o risco moderado para a transmissão da Covid-19.

Segundo informações do site da Arquidiocese, as paróquias de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Bom Pastor e Nossa Senhora da Glória já anunciaram que irão retomar as missas com a presença do público cumprindo as orientações enviadas pelo Arcebispo de Vitória, dom Dario Campos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais