Secretário da Saúde atualiza situação do novo coronavírus no ES

Nésio Fernandes falou sobre o combate à Covid-19 no Estado durante a tarde desta segunda-feira (20); veja o vídeo e as principais falas

Publicado em 20/07/2020 às 14h15
Atualizado em 20/07/2020 às 16h03

15:04

Término da entrevista

Depois de aproximadamente 45 minutos, terminou a entrevista desta segunda-feira (20) sobre a situação da pandemia no Espírito Santo.


15:03

Leitos hospitalares podem ser remanejados para outras doenças a partir de agosto

"Nessa semana, consolidando a estabilização e queda da ocupação hospitalar, é possível que no mês de agosto orientemos grande parte dos leitos a serem inaugurados, e parte dos leitos destinados à Covid-19, para pacientes de outras doenças. Então, esse retorno do perfil de alguns hospitais pode começar no início de agosto. Nós não estamos mais realizando compras complementares de leitos da iniciativa privada há algumas semanas", detalhou Nésio Fernandes.


15:01

Municípios devem definir o uso de cloroquina para pacientes da Covid-19

"Estudos apontaram que não existe evidências científicas suficientes para recomendar o uso de cloroquina para pacientes da Covid-19. Compartilhei essa recomendação da Sociedade Brasileira de Infectologia com os secretários e agora compete, aos municípios, levar em consideração todas as opiniões já publicada e definir qual a estratégia mais acertada para o enfrentamento dessa doença", informou Nésio Fernandes.


14:57

Covid-19 no ES: abertura do comércio pode causar nova onda de casos?

"Nós estamos de conformidade com o que está estabelecido pelo mapa de risco. Aquilo que é permitido em função dos indicadores, como o comércio aberto todos os dias no risco moderado,se houver um retorno no aumento de casos, com aglomerações de pessoas, a matriz será aplicada e novamente a alternância do comércio voltará, caso o município passe a integrar o risco alto. Esperamos que as regras de distanciamento social, sendo seguidas, dificilmente teremos um aumento de casos", alertou Reblin.


14:55

Governo do ES permite jogos da Série D do Campeonato Brasileiro no Estado

"Hoje está publicada a nota técnica que autoriza a realização dos jogos de futebol da Série D no Espírito Santo. Temos dois times disputando esse campeonato nacional e só para este momento específico houve autorização. Vai seguir uma regra já definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). É o mesmo modelo para todo o Brasil. Não há público presencial, porque aglomera pessoas. A regra é válida apenas para a Série D do Campeonato Brasileiro. As regras para o campeonato estadual ainda estão em discussão e serão divulgadas no momento oportuno", esclareceu Reblin.


14:52

Subsecretário reforça possibilidade de falso negativo nos testes rápidos

"O teste PCR é indicado para fase aguda da doença, no período de três ou quatro dias do início dos sintomas. O teste rápido é indicado a partir do oitavo dia de sintoma. Nem sempre ele terá um resultado compatível com a situação do paciente, por isso pode haver diferenças entre os resultados obtidos, de acordo com a variação de anticorpos no organismo", explicou Reblin.


14:49

"Ainda estamos sob risco", afirma secretário sobre possíveis flexibilizações

"Nós precisamos sempre de três ou quatro semanas para uma tendência se consolidar. Agora, na Grande Vitória, entramos na fase de recuperação. Ao longo de mais duas ou três semanas, vamos estar consolidando essa fase e podendo avaliar novas medidas. A matriz de risco aponta os riscos sanitários. Nós não temos uma matriz de retomada, estamos construindo. No momento oportuno, será adotada para definir as medidas para cada município. Por enquanto, estamos sob risco. Não é momento de adotar quaisquer medidas para romper o grau de isolamento alcançado e comprometer a entrega de resultados", explicou Nésio Fernandes.


14:47

"Volta às aulas pode ser um problema de saúde pública", alerta secretário

"Municípios que possuem prevalência de 3% ou 4%, esses municípios podem ter, com o retorno das aulas, um sério problema de saúde pública, se essa volta não for acompanhada de um momento seguro para retomar essas atividades. No momento que for oportuno haverá um acordo. Por enquanto, a recomendação é que todos os atores do setor de ensino aperfeiçoem os métodos pedagógicos de ensino à distância, porque isso pode ser prolongado por mais um tempo", disse Nésio Fernandes.


14:44

Governo ainda discute possível retorno das aulas presenciais no ES

"Estamos discutindo protocolos com a Secretaria Estadual de Educação (Sedu). O retorno às aulas será decidido quando tivermos segurança absoluta, por parte do sistema de saúde, que não colocaremos em risco a vida de qualquer professor ou aluno. Ainda não há definição sobre o retorno das aulas em agosto", explicou o subsecretário Reblin. 


14:42

Secretário comenta sobre atividades das igrejas no ES

"Temos uma nota técnica que não recomenda cultos presenciais em cidades com risco moderado e alto. Isso não será afetado pela publicação da lei (sancionada nesta segunda-feira pelo governador). Nesse momento, não é adequado a realização dessas atividades, mas elas nunca foram proibidas. Isso não muda. No risco baixo, respeitando a distância de 2 metros entre os fiéis, é possível a realização das atividades presenciais religiosas", explicou Nésio Fernandes.


14:39

Há casos de reinfecção pelo novo coronavírus no ES?

"Nós temos alguns casos que estão sendo investigados, porque tiveram resultados de exames PCR positivo um tempo depois de ter realizado esse mesmo exame. Estamos avaliando se isso ocorreu por alguma questão operacional, como data da coleta e outras questões que podem interferir no exame, ou se é algo residual da primeira infecção... Ainda estamos sem qualquer conclusão, mas estamos investigando esses casos", revelou Reblin.


14:37

"Sem previsão de estabilidade para o interior", afirma subsecretário

"A taxa de transmissão no interior ainda está acima de 1. Temos um crescimento da pandemia e, considerando apenas a população da região, um aumento de internações e um significativo número de mortes. Ainda não temos no interior um sinal de estabilidade, como o que temos na Grande Vitória", informou Reblin.


14:35

Novo mapa de risco do ES sai nesta sexta-feira (24)

Nesta sexta-feira (24), um novo mapa será elaborado com base em dados mais atuais da pandemia no Espírito Santo, atualizando a classificação de risco de cada cidade, de acordo com o secretário.


14:32

Medidas de distanciamento social seguem sendo essenciais

Secretário reforçou que a população e os setores da sociedade civil devem continuar seguindo a etiqueta respiratória e as medidas de distanciamento social, mesmo nas cidades consideradas de baixo risco para a transmissão do novo coronavírus. "Adotem (prefeitos e outros autores da sociedade) medidas complementares àquelas já previstas para o município. Elas podem ser protetoras da sociedade e do grau de isolamento social", pediu Nésio Fernandes.


14:30

Tempo de espera para UTI: caiu de 4 dias para 1,5 no ES

"Antes da pandemia tínhamos, em algumas situações, um tempo médio de espera de quatro dias para leitos de UTI. Esse indicador já caiu para 1,5 e está chegando a 1,3", revelou Nésio Fernandes.


14:28

Secretário elogia atitude de alguns municípios do ES no combate à Covid-19

"Quero destacar alguns municípios que conseguiram desenvolver uma estratégia adequada, com uma avaliação positiva da atenção primária: Baixo Guandu, Santa Teresa e Vitória. A Capital era um município que tinha 63% de cobertura da estratégia de saúde da família (ESF) e que, neste ano, alcançou 78%. A atenção básica tinha 82% de cobertura e foi para praticamente 100% no meio da pandemia. O município de Viana tinha 88% de ESF e foi para 100%. Nós temos experiências positivas em Serra, Venda Nova do Imigrante, Pancas, Domingos Martins, Itaguaçu, Marilândia e Linhares", elogiou Nésio Fernandes. "A atenção básica estruturada é capaz de evitar um pico muito alto de casos e atuar na ruptura da cadeia de transmissão", complementou.


14:23

Subsecretário comenta flexibilizações

Subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin também participa da entrevista. "A sociedade precisa compreender e manter as regras estabelecidas pelo mapa de risco. Onde ele indicar a possibilidade de atividades é porque temos segurança para estabelecê-las. Onde não for possível, onde pode haver aglomerações, não temos como liberar", afirmou.


14:20

Inquérito sorológico adiado para a próxima segunda-feira (27)

Previsto para iniciar nesta quarta-feira (22), a nova etapa do inquérito sorológico foi adiado para a próxima segunda-feira (27). "Infelizmente, não pudemos começar a nova fase do inquérito sorológico. Tivemos questões operacionais e vimos a desistência de um município da Grande Vitória de participar. Isso fez com que o Estado precisasse reorganizar as equipes para fazer as testagens nessa cidade", explicou Nésio Fernandes.


14:17

Adoção do novo mapa no ES

Na abertura da entrevista, o secretário lembrou que, nesta segunda-feira (20), os municípios do Espírito Santo começaram a funcionar de acordo com um novo mapa e uma nova matriz de risco.


14:15

Início da entrevista

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Nésio Fernandes iniciou a entrevista desta segunda-feira (20), para atualizar informações sobre o combate à Covid-19 no Espírito Santo.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Saúde SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 nesio fernandes Pandemia Isolamento social

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.