> >
No ES, 14 cidades permanecem em risco alto de transmissão da Covid

No ES, 14 cidades permanecem em risco alto de transmissão da Covid

Em comparação com os dados da última semana, 27 municípios saíram desta classificação para os riscos moderado e baixo

Publicado em 18 de julho de 2020 às 13:30

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Novo Mapa de Risco com a classificação atualizada das cidades em relação a transmissão do novo coronavírus passa a valer nesta segunda-feira (20)
Novo Mapa de Risco com a classificação atualizada das cidades em relação a transmissão do novo coronavírus passa a valer nesta segunda-feira (20). (Divulgação / Governo do ES)

O 14º Mapa de Risco da Covid-19 no Espírito Santo foi divulgado na manhã deste sábado (18) com a classificação atualizada dos 78 municípios capixabas em relação ao risco de transmissão do novo coronavírus. Deste total, 14 cidades permanecem em risco alto. Em comparação com o mapa da última semana, foram 27 municípios que saíram desta classificação para os riscos moderado ou baixo.

Quatro parâmetros estão sendo levados em conta para a definição da chamada “ameaça”, na classificação da matriz de risco: letalidade, isolamento, percentual de pessoas com mais de 60 anos e número de casos ativos. Além disso, também entra a chamada “vulnerabilidade”, que, segundo o governador Renato Casagrande, é a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Mesmo com a ocupação de leitos abaixo dos 80%, os municípios que têm uma ameaça alta, com base nos quatro parâmetros, estão classificados com risco alto. O mesmo serve para os municípios com ameaça moderada e baixa, que se enquadram nos riscos correspondentes.

No entanto, Casagrande destacou que isso pode mudar na próxima semana, caso a taxa de ocupação das UTIs volte a aumentar.

Aspas de citação

Caímos de 80% (de ocupação de leitos), mas ainda estamos perto de 80%. Assim, a gente consegue fazer com que alguns municípios voltem a ser risco baixo e alguns moderados. Mas, se não tomarmos os cuidados necessários, voltaremos para acima de 80% e aí o mapa fica todo amarelo e vermelho novamente

Renato Casagrande
Governador do Espírito Santo
Aspas de citação

Para as cidades com risco alto, as restrições permanecem: restaurantes poderão abrir de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com o funcionamento proibido nos finais de semana; as academias seguem com a limitação de, no máximo, cinco alunos por hora; e o comércio segue o funcionamento em dias alternados, de 10h às 16h, com proibição de abertura nos finais de semana.

"MUNICÍPIOS DEVEM CONTINUAR TRABALHANDO"

Questionado sobre a perspectiva de melhora para os municípios ainda em risco alto, o governador disse que as cidades devem continuar trabalhando, principalmente no controle de casos ativos, mas também na fiscalização.

"Os municípios que estão em risco alto precisam continuar trabalhando para aumentar o número de curados. Para isso, têm que isolar os ativos. Isso é fundamental para classificarmos bem o status do município. Sobre a fiscalização, vamos continuar trabalhando com Bombeiros e Polícia Militar. Mas é fundamental que seja feita pelo município, pela Vigilância Sanitária municipal. É importante que seja mantido o trabalho em conjunto", destacou.

CAUTELA

Além das orientações, Casagrande fez um pedido durante a coletiva deste sábado (18). Não só para os municípios com risco alto, mas também para os demais, o governador orientou que todo o Estado continue com as ações de controle da transmissão da doença.

"É um pedido permanente nosso e de toda autoridade sanitária do mundo. Estamos em um momento ainda que exige toda cautela, mesmo municípios em risco baixo, mesmo voltando para moderado, exige cautela, distanciamento social, isolamento para quem puder, exige uso de máscara, que é obrigatório no Estado todo. E a não aglomeração é também uma orientação para o Estado todo", completou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais