> >
Academias no ES vão exigir passaporte da vacina. Veja regras

Academias no ES vão exigir passaporte da vacina. Veja regras

Nas cidades em risco moderado, não haverá mais restrições como número de alunos e distanciamento de equipamentos, mas todos terão que comprovar que foram vacinados

Publicado em 27 de janeiro de 2022 às 20:27

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Academia foi um dos segmentos avaliados no 29º Recall de Marcas
Academia vão exigir passaporte da vacinação. (Yeko Photo Studio/ Freepik)
Academias no ES vão exigir passaporte da vacina. Veja regras

Com as mudanças anunciadas nesta quinta-feira (27) pelo governo do Espírito Santo, as academias de ginástica localizadas em cidades em risco moderado deixam de ter a imposição de restrições, como o distanciamento dos equipamentos e limite de alunos. Porém, elas serão obrigadas a exigir o passaporte da vacina contra a Covid-19, assim como aquelas no risco baixo.

Em coletiva no Palácio Anchieta, o governador Renato Casagrande anunciou também que os bares e restaurantes do Espírito Santo, da mesma forma que as academias, passarão a ter que exigir que os clientes estejam com o esquema vacinal completo, independentemente da classificação de risco em que o município se encontra.

A medida foi decidida em acordo entre os representantes dos setores produtivos e o governo do Espírito Santo. A exigência, segundo o governador, que já existia para shows e atividades culturais, passa a valer também para todos os estabelecimentos onde as pessoas precisam tirar a máscara para comer ou beber. A exceção, ele afirma, é para as lojas, onde as pessoas entram e permanecem de máscara o tempo todo.

Além do passaporte da vacinação, as academias precisarão manter a rotina de higienização e o uso de máscara por parte dos alunos e dos trabalhadores.

No caso das academias, explica a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, que participa das definições do Grupo de Comando e Controle de Enfrentamento a Pandemia, acabam as restrições como o distanciamento dos equipamentos e proibição de atividades aeróbicas coletivas, que eram aplicadas até então nos municípios em risco moderado.

“A premissa é de que, com a vida voltando ao normal, as atividades podem acontecer de modo geral, mas será necessário apresentar o passaporte da vacinação contra a Covid-19”, explicou Lenise. No risco baixo já não há restrições para academias, mas elas também precisarão exigir a comprovação da imunização.

As medidas passam a valer a partir da próxima segunda-feira (31), quando entra em vigor o novo Mapa de Risco.

SETOR COMEMORA MUDANÇAS

O presidente da Associação das Academias de Ginástica do Espírito Santo (Acages), Carlos Andrião, explica que o fim das restrições, pactuadas com o governo, visa ampliar as ações de enfrentamento à pandemia no Espírito Santo.

“Dentre as propostas, foi pactuado que vamos exigir o passaporte de vacinação e ajudar na campanha da vacinação”, relata.

Ele destaca que, com o fim das restrições nos municípios em risco moderado, os estabelecimentos poderão permitir a entrada de mais alunos, promover atividades aeróbicas, uso da piscina, etc. “Foram medidas importantes para o setor, mas também para os clientes, que precisam cuidar da saúde.“

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais