> >
Pontos turísticos do Espírito Santo reabrem com regras em meio à pandemia

Pontos turísticos do Espírito Santo reabrem com regras em meio à pandemia

Convento da Penha, zoológico de Marechal Floriano e parques da Grande Vitória voltam a funcionar com uso obrigatório de máscara e distanciamento

Publicado em 4 de setembro de 2020 às 12:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Imagens de drone do Convento da Penha
Imagens de drone do Convento da Penha. (Rede Gazeta)

Depois de meses fechados pela pandemia do coronavírus, pontos turísticos e religiosos do Espírito Santo começam a reabrir após a divulgação da nova matriz de risco. Os espaços abrem as portas para receber visitantes, mas com uma série de regras a serem cumpridas, como a fiscalização do distanciamento social e o uso de máscaras e disponibilidade de álcool em gel.

A preferência das prefeituras da Grande Vitória ainda tem sido por liberar parques e outros ambientes arejados, que comprovadamente diminuem o risco de contaminação do vírus. No entanto, alguns outros aparelhos culturais também passam a receber visitantes com regras e restrições sanitárias, como é o caso do Galpão das Paneleiras, em Vitória, que funciona por enquanto de segunda a sexta das 10h às 17h.

Por toda a região Metropolitana praticamente todos os parques que estavam fechados já voltaram a funcionar para a população e, agora, pastas de Saúde e Cultura dos executivos municipais estudam a logística de abrir as portas de locais fechados com restrição de público. A Gazeta reuniu os principais pontos turísticos da Grande Vitória e listou os que estão funcionando por cidade. Confira!

VITÓRIA

A Prefeitura de Vitória (PMV) esclarece que os pontos turísticos da Capital estão liberados para funcionar de segunda a sexta. Além disso, garante que implantou sistemas de higienização e protocolos sanitários que precisam ser seguidos pelos visitantes. Ainda assim, os museus municipais, Casa Porto das Artes Plásticas, Museu Capixaba do Negro (Mucane) e Museu Histórico da Ilha das Caieiras (Museu do Pescador), estão fechados e só vão reabrir quando houver ampla segurança.

Estão funcionando, atualmente, o Galpão das Paneleiras (segunda a sexta, das 10h às 17h); Espaço Baleia Jubarte (de terça a sexta, das 12h às 16h); o Projeto Tamar (de terça a sexta, das 12h às 16h); e parques urbanos e naturais da cidade (de segunda a sexta, das 6h às 16h).

Paneleiras de Goiabeiras
Paneleira de Goiabeiras. (Ricardo Medeiros)

VILA VELHA

A Prefeitura de Vila Velha (PMVV) diz que segue as autorizações que são dadas pelo governo do Estado e completa que não reabriu e não há data para reabrir locais de difícil controle de público e fechados, como Igreja do Rosário e Farol Santa Luzia. O Executivo municipal também destaca que os locais que estão abertos, como parques, possuem regras de utilização que prevê, por exemplo, distanciamento e uso de máscara.

De acordo com a PMVV, só está funcionando na cidade, no momento, o Parque Urbano de Cocal (de domingo a domingo, das 8h às 18h).

Imagens de drone do Convento da Penha
Imagens de drone do Convento da Penha. (Rede Gazeta)

O Convento da Penha também teve visitação liberada de segunda a quinta das 8h às 12h, e de sexta a domingo das 8h às 16h. Lá, a temperatura dos visitantes é aferida e o uso de máscaras e álcool em gel é obrigatório.

SERRA

Segundo a Prefeitura da Serra (PMS), todos os espaços turísticos da cidade continuam fechados e há previsão de reabertura gradual a partir de setembro, mas sem data definida. No momento, apenas o Parque da Cidade, em Laranjeiras, opera todos os dias das 6h às 22h. Ainda assim, os espaços de educação ambiental e quadra do parque estão fechados para evitar aglomeração. Dentro do local, visitantes também só podem permanecer se usarem máscaras e respeitarem o distanciamento.

O Jardim Botânico de Serra Sede também abre todos os dias, das 6h às 22h, mas o Horto Municipal, que é anexo ao local, segue fechado.

CARIACICA

De acordo com a Prefeitura de Cariacica (PMC), estão sendo incentivados a voltar a operar empreendimentos ligados ao agroturismo e turismo de lazer e aventura que acontecem em áreas abertas. Todos os protocolos sanitários que têm que ser respeitados, segundo o órgão, são os mesmos do Ministério do Turismo, que preveem distanciamento e o uso de máscaras em locais públicos.

Neste momento, funcionam na cidade a Fazenda Parque Vale do Moxuara (aos sábados, domingos e feriados nacionais, das 10h às 17h); as Corredeiras de Maricará (visitação livre e local é muito usado para cicloturismo); visitas à região de Roda D'Água (visitação livre); visitas a Cariacica Sede (visitação livre); e o Parque Municipal Linear de São Conrado (aberto 24h durante todos os dias).

MARECHAL FLORIANO

O Zoo Park da Montanha, em Marechal Floriano, voltou a funcionar de terça a domingo, das 9h às 16h. No local, o uso de máscara e distanciamento são regras obrigatórias e os ingressos continuam sendo adquiridos na bilheteria do espaço.

ESTADO

Questionada, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) diz que planeja a reabertura de seus espaços culturais após aquisição de material e treinamento de equipe para cumprimento dos protocolos de saúde.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais