> >
Bolsonaro nomeia Alexandre Cordeiro para presidência do Cade

Bolsonaro nomeia Alexandre Cordeiro para presidência do Cade

O Cade é o órgão responsável por analisar processos de aquisições e fusões de empresas no país. Cordeiro é auditor de carreira da Controladoria-Geral da União (CGU) desde 2006

Publicado em 13 de julho de 2021 às 14:39

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Alexandre Cordeiro Macedo foi nomeado presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)
Alexandre Cordeiro Macedo foi nomeado presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). (Waldemir Barreto/Agência Senado)

O presidente Jair Bolsonaro nomeou, na noite desta segunda-feira (12), Alexandre Cordeiro Macedo para a presidência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Ele assume um mandato de quatro anos, na vaga aberta por Alexandre Barreto de Souza.

O novo presidente do conselho já ocupava cargo na entidade, como superintendente-geral.

Cordeiro é auditor de carreira da Controladoria-Geral da União (CGU) desde 2006. Graduado em Direito e Economia, é doutorando em Direito Econômica pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Ele teve seu nome aprovado pelo Senado em 7 de julho.

O Cade é o órgão responsável por analisar processos de aquisições e fusões de empresas no país.

No início de fevereiro, Cordeiro publicou um artigo na Folha sobre a atuação do Cade na crise da Covid.

"A atuação do Cade no ano em que o mundo parou e os mercados colapsaram resguardou uma política de Estado, demonstrando sua preocupação em evitar a formação de monopólios e oligopólios no pós-crise e assim zelar pela manutenção do bem-estar do consumidor", escreveu.

Na mesma edição extra do Diário Oficial da União, Bolsonaro também oficializou a nomeação de Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho como diretor-presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Em meio a denúncias de irregularidades na contratação de vacinas envolvendo o nome do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), Bolsonaro chegou a pedir a retirada da indicação de Rebello para o posto. O novo diretor-presidente da ANS havia sido chefe de gabinete de Barros, quando o deputado foi ministro da Saúde do governo Michel Temer.

O Senado, no entanto, ignorou a solicitação do Planalto e aprovou o nome de Rebello.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais