Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Leonel Ximenes

Pastor capixaba de 31 anos vai comandar a Igreja Batista no Brasil

Convenção Batista Brasileira (CBB), órgão máximo da denominação evangélica, tem  8.753 igrejas no país

Publicado em 23 de Janeiro de 2026 às 13:49

Públicado em 

23 jan 2026 às 13:49
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes

Raphael Abdalla, pastor da Primeira Igreja Batista de Guarapari, terá um mandato de dois anos na presidência da CBB
O pastor Raphael Abdalla, presidente da Convenção Batista do Espírito Santo, terá um mandato de dois anos na presidência da CBB Crédito: Divulgação
Raphael Abdalla, presidente da Convenção Batista do Espírito Santo e pastor da Primeira Igreja Batista de Guarapari, no Espírito Santo, é o novo presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB), órgão máximo da denominação Batista no Brasil. O mandato é de dois anos. Com apenas 31 anos de idade, Abdalla é advogado, escritor e apresentador de um programa evangélico na TV.
Na esfera religiosa, o pastor capixaba é membro da diretoria da CBB, presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES) e colabora como professor no Seminário Teológico Batista Mineiro e na Lifeshape Brasil (Brasília). É o idealizador do projeto REDES de Voluntários, que atua na promoção da dignidade social aos mais carentes.
“Recebo com enorme responsabilidade essa função. A palavra de Deus diz que nós devemos carregar as cargas uns dos outros, e não os cargos. Pra mim, não se trata de um cargo novo, se trata da oportunidade de servir”
Pastor Raphael Abdalla - Em declaração publicada nas redes sociais dos Batistas do Espírito Santo
Formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Teologia pelo Centro de Educação Teológica Batista do Espírito Santo (Cetebes) e em Mecânica, nível técnico, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Abdalla tem também MBA em Liderança e Gestão pela PUC-RS.
“Aos 31 anos, ele representa uma nova geração de liderança, comprometida com a missão, a cooperação e o fortalecimento das igrejas batistas em todo o Brasil”, postou a Convenção Batista Brasileira em suas redes sociais.

MAIS DE 1,7 MILHÃO DE FIÉIS

A CBB é a maior convenção batista da América Latina, representando cerca de 8.753 igrejas, 4.944 Congregações e 1.706.003 fiéis. Como instituição, existe desde 1907, servindo às Igrejas Batistas brasileiras com sua estrutura de integração e seu espaço de identidade, comunhão e cooperação. É ela que define o padrão doutrinário e unifica o esforço cooperativo dos Batistas do Brasil.
A Convenção Batista Brasileira é administrada por um Conselho Geral, cuja diretoria tem o mandato de dois anos, o mesmo do presidente. O colegiado é o órgão responsável pelo planejamento, coordenação e acompanhamento dos programas da CBB e de suas organizações. Em âmbito mundial, a CBB é uma das convenções nacionais filiadas à Aliança Batista Mundial (AMB).

Leonel Ximenes

Iniciou sua historia em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De la para ca, acumula passagens pelas editorias de Policia, Politica, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Tambem atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 e colunista. E formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Isak Suécia
Suécia goleia Tunísia na estreia e lidera Grupo F da Copa do Mundo
Editais e Avisos - 15/06/2026
Amad Diallo marcou no fim e deu a vitória para Costa do Marfim diante do Equador
Costa do Marfim marca no fim e vence o Equador na Copa do Mundo 2026

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados