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Paradas gratuitas na BR 101 estão definidas. Saiba os locais no ES

Espaços serão equipados com banheiros, refeitório, estacionamento exclusivo, lavanderia, iluminação e segurança

Vitória
Publicado em 04/12/2025 às 03h11
Ponto de Parada e Descanso (PPD) localizado na Via Dutra, um dos primeiros de uma rodovia federal do país
Ponto de Parada e Descanso (PPD) localizado na Via Dutra, um dos primeiros de uma rodovia federal do país. Crédito: Motiva/Divulgação

Parou, e não pagou. As cidades de Linhares, no Norte do Espírito Santo, e Atílio Vivácqua, no Sul, foram definidas como sede dos novos Pontos de Parada e Descanso (PPDs) da BR 101. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (1º) pelo diretor-superintendente da Ecovias Capixaba, Roberto Amorim Jr.

O anúncio das PPDs ocorreu durante reunião da Comissão Especial de Fiscalização da BR-101, BR-262 e Rodovias, realizada na Assembleia Legislativa (Ales) sob a presidência do deputado estadual Fabrício Gandini (PSD).

As duas estruturas — consideradas “superparadas” — farão parte do novo contrato de concessão da rodovia e serão gratuitas para caminhoneiros e motoristas do transporte rodoviário de passageiros, garantindo até 12 horas de permanência contínua, com funcionamento 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados.

Os espaços serão equipados com banheiros, refeitório, estacionamento exclusivo, lavanderia, iluminação e segurança, atendendo às exigências de descanso obrigatório e oferecendo condições dignas para quem passa a maior parte da vida na estrada.

Atualmente, os caminhoneiros que cruzam os 478 quilômetros da BR 101 entre o Espírito Santo e o extremo Sul da Bahia enfrentam uma rotina difícil, marcada por paradas improvisadas, banheiros pagos e falta de segurança. Muitos recorrem a postos de combustíveis para pernoite, sem estrutura adequada ou garantia de proteção. Os PPDs, segundo Amorim, chegam justamente para corrigir essa defasagem histórica.

Além dos serviços gratuitos já garantidos, os locais poderão receber restaurantes e lanchonetes, com cobrança apenas para esses itens adicionais. Cada ponto terá entre 70 e 90 vagas de estacionamento, além de edificações para alimentação e higiene pessoal. Todas as obras deverão ser concluídas até agosto de 2027.

FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO

Gandini destacou que a definição das cidades e a confirmação da gratuidade são fruto do trabalho permanente de fiscalização conduzido pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa, criada justamente para garantir que as obrigações contratuais sejam cumpridas.

“A fiscalização permanente é o que faz a diferença. Agora temos prazos e metas definidos. Vamos acompanhar de perto cada etapa para que as obras avancem e os caminhoneiros tenham condições mais dignas e seguras de trabalho”, afirmou o deputado.

Sobre a utilização dos PPDs por ocupantes de automóveis, a Ecovias Capixaba esclarece que essa possibilidade não está prevista: "Não há previsão de atendimento a outro público fora o caminhoneiro. Condutores de veículos leves contam com nossas 12 bases SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), que ficam a cada 40 km da rodovia e disponibilizam banheiros, bebedouro, fraldários, wi-fi e carregadores para carros elétricos".

Os PPDs integram o novo contrato de concessão da BR 101, que prevê 24 anos de vigência e investimento total de R$ 10 bilhões, incluindo 172 quilômetros de duplicações, 41 de faixas adicionais, 51 de contornos, além de melhorias no pavimento e na sinalização. Ao todo, 25 municípios capixabas e um baiano serão beneficiados, em um corredor que liga Mimoso do Sul a Mucuri (BA).

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