Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Economia e Negócios

“A ArcelorMittal quer fazer o investimento no ES, mas há riscos no horizonte", afirma CEO

Ouça detalhes na participação do comentarista Abdo Filho

Publicado em 13 de Maio de 2025 às 10:13

Abdo Filho

Publicado em 

13 mai 2025 às 10:13
Vista aérea da ArcelorMittal Tubarão
Vista aérea da ArcelorMittal Tubarão Crédito: Mosaico Imagem/ArcelorMittal
Nesta edição do “Economia e Negócios”, o comentarista Abdo Filho traz como destaque a notícia que o plano de implantação de um Laminador de Tiras a Frio (LTF) e de uma linha de galvanizados na ArcelorMittal Tubarão, na Serra, está a pleno vapor. Um investimento que ficará entre R$ 3,8 bilhões e R$ 4 bilhões, com início de obra programado para o primeiro semestre de 2026 e, de operação, para o primeiro semestre de 2029. Apesar de o cronograma estar andando, o martelo final ainda não está batido. A decisão deve se dar até o final de 2025, até lá, os executivos da companhia acompanharão de muito perto dois temas fundamentais: renovação (e até ampliação) das medidas do governo federal para barrar a inundação do mercado brasileiro com aço estrangeiro e as ações antidumping (medidas para a exportação de produtos a preços inferiores aos praticados no mercado interno do país exportador) por parte do Brasil.
"Estamos vivendo uma situação no mercado mundial e também brasileiro de aço, que não é saudável. Está havendo um desequilíbrio. A quantidade de aço importado pelo Brasil, se comparado com o que era praticado na década passada, quase dobrou. É um movimento que começou há pouco mais de dois anos. Outros países, diante do cenário posto, estão tomando ações para protegerem a indústria local. Não se trata de protecionismo puro e simples, as pessoas precisam entender que está havendo um desequilíbrio no mercado mundial de aço, isso pode trazer graves consequências para a indústria brasileira, como a suspensão de investimentos", explicou Jorge Oliveira, CEO da ArcelorMittal Brasil e da ArcelorMittal Aços Planos para a América Latina. O comentarista Abdo Filho comenta estas declarações do executivo da Arcelor. Ouça a conversa completa!
CBN - Economia e Negócios -13-05-25.mp3

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Obras do Transcol na Avenida Carlos Lindenberg, que fazem parte do projeto Expresso GV, um corredor exclusivo de ônibus (BRT)
Após reclamações, Avenida Lindenberg tem ajustes em obra e trânsito melhora
Jiboia é resgatada de estante de uma casa na Prainha em Vila Velha
Jiboia é encontrada em estante de casa na Prainha, em Vila Velha
Imagem de destaque
5 dicas de decoração para deixar a casa mais aconchegante no inverno

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados