> >
Saiba a diferença entre raio, relâmpago e trovão

Saiba a diferença entre raio, relâmpago e trovão

Grupo de Eletricidade Atmosférica, o Elat, explica as diferenças entre cada um deste três fenômenos presenciados pelos capixabas na chuva de 0h de domingo até a manhã desta segunda (02)

Publicado em 2 de dezembro de 2019 às 17:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Os raios incidiram em grande quantidade na Grande Vitória e também por quase todo o Estado neste domingo (01). (Fernando Madeira)

Relâmpago, raio, trovão... todos esses fenômenos da natureza são parecidos e tem o poder de assustar (e muitas vezes encantar) quando ocorrem. A definição de cada um deles, porém confundem as pessoas por conta das similaridades.

Da 0 hora de domingo (01), até a manhã desta segunda-feira (02), por exemplo, o Espírito Santo contabilizou 3.660 raios e 8.640 relâmpagos. Para explicar o que é cada um deles, a reportagem procurou o Grupo de Eletricidade Atmosférica, o Elat, vinculado ao Inpe, referência no estudo de raios.

  • 01

    Relâmpago

    são todas as descargas elétricas geradas por nuvens de tempestades. Eles podem ocorrer no interior de uma nuvem, entre duas nuvens, de uma nuvem para o ar ou em direção ao solo.

  • 02

    Raio

    Quando um relâmpago toca o solo, Ele passa a ser chamado de raio, podendo ser denominado ascendente, quando inicia no solo e sobe em direção à tempestade, ou descendentes, quando originado no sentido contrário.

  • 03

    Trovão

    Este fenômeno é o resultado do som produzido pelo rápido aquecimento e expansão do ar na região da atmosfera onde a corrente elétrica do raio circula.

Este vídeo pode te interessar

Desde o último domingo (01), o Espírito Santo está em alerta para o risco de tempestades com incidências de raios. De acordo com o Inpe, o alerta é válido até a próxima terça-feira (03). 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais