> >
Novo ciclone deve provocar temporais e ventos fortes no litoral do ES

Novo ciclone deve provocar temporais e ventos fortes no litoral do ES

O fenômeno deve ser observado já a partir desta quinta-feira (19) e, com ele, devem ocorrer pancadas fortes de chuvas e rajadas de vento intensas, que podem chegar até a 100 km/h, principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo

Publicado em 18 de novembro de 2020 às 11:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Forte ventania e seus efeitos na Grande Vitória
Forte ventania e seus efeitos na Grande Vitória. (Ricardo Medeiros | GZ)

Um novo ciclone deve se formar entre o litoral do Espírito Santo e Rio de Janeiro já a partir desta quinta-feira (19), segundo as análises climáticas do Instituto Climatempo. A formação de uma área de baixa pressão associada à frente fria que se desloca pelo Sudeste irá avançar em direção ao Nordeste do Brasil. Nesta região poderão ocorrer temporais associados a vento fortes.

Esse sistema de baixa pressão favorece a formação de nuvens carregadas, que com a passagem da frente fria provoca muita chuva no Rio de Janeiro, zona da mata mineira e no centro-sul do Espírito Santo entre os dias 18 e 20 de novembroRecentemente o Estado já passou por situação semelhante, mas com um ciclone subtropical.  

Com a presença da área de baixa pressão, o vento sopra intenso no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, entre os dias  19 e 20 de novembro, quinta e sexta-feira desta semana respectivamente, com rajadas entre 80 km/h e 100 km/h na faixa litorânea entre o Norte do Rio de Janeiro e Sul do Estado.

CICLOGÊNESE - A FORMAÇÃO DO CICLONE EXTRATROPICAL

De acordo com o Climatempo, na sexta-feira (20), a área de baixa pressão se afasta da costa e dá origem a um ciclone extratropical que atua no oceano ao largo do litoral capixaba e fluminense provocando vento moderado a forte nas praias do Espírito Santo, com rajadas entre 40 km/h e 60 km/h. No Litoral Norte do Rio de Janeiro, previsão de rajadas de até 40 km/h.

Ciclone
O ciclone extratropical deve se formar na área classificada como 1010hPa, entre o Rio e o ES. (Divulgação/Climatempo)

Ainda na sexta-feira e no decorrer do sábado (21), o ciclone extratropical se afasta do Brasil em direção ao alto-mar e, no fim de semana, o vento diminui de intensidade.

SOBRE OS CICLONES

Existem ciclones classificados como tropicais, ciclones subtropicais e extratropicais. Todos eles são sistemas de baixa pressão atmosférica onde o ar se movimenta no sentido horário, no Hemisfério Sul, e no sentido anti-horário no Hemisfério Norte. Eles são associados a grandes áreas de nuvens carregadas que provocam chuvas intensas. A diferença de pressão atmosférica entre o centro do sistema e a porção mais externa aumenta a velocidade do vento.

Ciclone subtropical deve se afastar da costa do ES
No fim de outubro, o ciclone subtropical Mani se formou entre o litoral capixaba e fluminense. (Windy)

Segundo o meteorologista do Climatempo, Luiz Gozzo, a principal diferença prática, para previsão do tempo, é que o ciclone extratropical possui regiões de frente fria e quente, causando padrões de tempo distintos nessas duas regiões. Os ciclones subtropical e tropical não têm frente fria associada. Os ciclones extratropicais estão, em geral, associados com as frentes frias.

Este vídeo pode te interessar

Uma das diferenças mais importantes entre os ciclones tropicais, subtropicais e extratropicais é a temperatura no seu centro. Próximo da superfície, o centro dos ciclones extratropicais é mais frio do que atmosfera ao redor, já o centro dos ciclones subtropicais é mais quente do que a atmosfera ao redor. Isso deixa a atmosfera mais instável e aumenta as condições para ocorrência de tempestades severas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais