> >
Calorão: Vitória e Vila Velha registram 43ºC de sensação térmica

Calorão: Vitória e Vila Velha registram 43ºC de sensação térmica

Combinação de altas temperaturas com altas umidades fez com que os capixabas suassem a camisa — literalmente — na tarde desta terça-feira (17)

Publicado em 17 de novembro de 2020 às 17:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 04/11/2019 - ES - Vitória - Dia de calor em Vitória - Editoria: Cidades - Foto: Fernando Madeira - GZ
Altas temperaturas foram registradas em Vitória na tarde desta terça-feira (17). (Fernando Madeira)

Não dá para negar que o capixaba está acostumado com o calor mesmo quando não é verão, mas precisa ser tão forte? Na tarde desta terça-feira (17), a sensação térmica chegou aos 43ºC nas cidades de Vitória e Vila Velha. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Calorão Vitória e Vila Velha registram 43°C de sensação térmica

Apesar das temperaturas registradas nos termômetros não terem sido as mais altas do ano, a alta umidade relativa do ar na Região Metropolitana colaborou para esse cenário. No município canela-verde, por exemplo, ela chegou aos 71%, atrelada a nada menos que 33ºC.

Aspas de citação

A sensação térmica representa o desconforto que o nosso corpo percebe. Quando se tem uma umidade alta, você transpira, mas esse suor não seca e o calor não diminui

Marlene Leal
Meteorologista do Inmet
Aspas de citação

Ou seja, é como se os capixabas tivessem passado por uma sessão de sauna em plena tarde de dia útil, respeitadas as devidas proporções, é claro. Na Capital, a temperatura máxima foi de 35,4ºC e a umidade relativa ficou em 57%. No interior do Estado, Marilândia atingiu 41ºC de sensação térmica.

Também chamada de índice de calor, ela leva em conta a temperatura e a umidade relativa do ar em cenários quentes. "Já quando é frio, o vento é que prevalece como fator determinante para a sensação térmica, em detrimento da umidade", explicou a meteorologista Marilene Leal.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais