> >
Novo ciclone bomba no litoral pode provocar ventos fortes no ES

Novo ciclone bomba no litoral pode provocar ventos fortes no ES

As rajadas de vento, que podem chegar a uma velocidade de 70 km/h, devem afetar principalmente municípios da Grande Vitória e das regiões do Caparaó, Sul e Serrana do Estado. Alerta é para esta segunda-feira (14)

Publicado em 14 de setembro de 2020 às 08:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Forte ventania e seus efeitos na Grande Vitória
Forte ventania e seus efeitos na Grande Vitória. (Ricardo Medeiros | GZ)

Um novo ciclone bomba que se forma no litoral brasileiro pode provocar ventos fortes em boa parte do Espírito Santo, segundo o Instituto Climatempo. O alerta é válido para esta segunda-feira (14).

As rajadas de vento, que podem chegar a uma velocidade de 70 km/h, devem afetar principalmente municípios da Grande Vitória e das regiões do Caparaó, Sul e Serrana do Estado.

De acordo com o Instituto Climatempo, o ciclone irá se formar sobre o mar – na altura da costa do Sul do Brasil – entre segunda (14) e terça-feira (15), causando impactos também nos Estados da região Sudeste. No Sul do Brasil, a ventania pode chegar a 90 k/h.

Segundo o Climatempo, os modelos meteorológicos indicam a formação de um ciclone extratropical, que são áreas de baixa pressão atmosférica e são muito comuns na América do Sul. Em geral, estão associados a frentes frias.

Fenômeno se forma no Sul do Brasil, mas pode causar impactos também na região Sudeste
Alerta de ventos fortes após formação de ciclone. (Divulgação/ Climatempo)

A previsão é de que a pressão do ar caia de forma muito acentuada num curto período, o que indica ser a formação de um ciclone bomba.

Os ventos mais intensos, de até 90 km/h se concentram entre o litoral norte gaúcho e a costa sul catarinense. No Sudeste, as rajadas mais intensas podem chegar a 70 km/h no litoral de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul capixaba e em áreas da Zona da Mata de Minas Gerais.

Em julho, mais de 10 pessoas morreram no Sul do Brasil devido a um ciclone bomba que provocou muita destruição.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais