> >
No ES, 13 cidades já ultrapassam volume de chuva esperado para outubro

No ES, 13 cidades já ultrapassam volume de chuva esperado para outubro

Em Muniz Freire, os números do Incaper mostram que choveu 2,5 vezes o que era esperado para todo o mês. Os números foram fechados na tarde desta segunda-feira (26) e contabilizam as chuvas que atingiram todo o Estado no último fim de semana

Publicado em 26 de outubro de 2020 às 20:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Chuva na Grande Vitória
Vitória é um dos municípios que ultrapassaram a média de outubro. (Fernando Madeira)

A poucos dias do fim do mês de outubro, treze municípios do Espírito Santo já registram volume de chuva maior que o esperado para todos os 31 dias do décimo mês do ano. Dados concedidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) mostram que Muniz Freire, líder do ranking de acumulado de chuvas e de percentual, já registrou 2,5 vezes o que era aguardado para outubro. Os números foram fechados na tarde desta segunda-feira (26), portanto, contabilizam as chuvas que atingiram todo o Estado no último fim de semana.

No mapa, é possível notar o quanto choveu em cada município até o dia 26 de outubro, o que corresponde ao acumulado, medido milímetros (mm). A "média out" – indicada em cada município no mapa e medida em milímetros – evidencia o que era esperado para todo o mês, de acordo com os dados do Incaper.

Ainda de acordo com os números, é possível notar uma diferença na expectativa em diferentes cidades do Espírito Santo. O terceiro dado, definido como percentual, é o que pode-se chamar de "desvio", ou seja, 100% quer dizer que cumpriu-se o que era esperado. Números inferiores mostram que a média do mês ainda não foi alcançada. Qualquer dado superior a 100% coloca o município na lista dos que tiveram mais chuva que a média. Em um percentual de 200%, por exemplo, significa que choveu o dobro na cidade.

"De acordo com a climatologia de outubro, o acumulado representa mais que duas vezes a média do mês. Normalmente, em grande parte do Espírito Santo chove entre 90 e 120 mm, com exceção do Norte e Noroeste, que registra menos de 90 mm", explicou o meteorologista Hugo Ramos, do Incaper.

Em entrevista ao jornalista Fábio Botacin, da Rádio CBN Vitória, o meteorologista ainda destacou que a diferença entre as chuvas do último fim de semana e as ocorridas em janeiro – que provocaram tragédias – é a forma contínua com que ocorre. Pancadas de chuva no verão geram um grande volume em um curto período, o que colabora para a ocorrência de desastres naturais.

Hugo Ramos ressaltou que o período de chuvas no Espírito Santo começa a partir da segunda quinzena do mês de outubro, mas lembrou que tempestades com queda de granizo foram registradas ainda antes do período mais favorável.

Se depender da previsão do tempo, a lista pode incluir ainda mais municípios com mais chuva que a média. Segundo um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o Espírito Santo está sob risco de chuvas até a manhã de terça (27). Ainda de acordo com o Climatempo, frentes frias devem chegar ao Estado e provocar mais chuvas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais