> >
Março deve ser de chuva e frente fria no ES; veja previsão para o país

Março deve ser de chuva e frente fria no ES; veja previsão para o país

O mês deve ser chuvoso também para áreas como leste de São Paulo, o Rio de Janeiro e a Zona da Mata mineira. A Capital Vitória deve terminar o mês de março com mais chuva do que a média climatológica

Publicado em 27 de fevereiro de 2021 às 10:09- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vitor Jubini registrou imagens da frente fria no Parque da Fonte Grande
Março deve ser marcado por frentes frias nas áreas próximas ao litoral do Sudeste, incluindo o Estado capixaba. (Vitor Jubini)

O fim do verão é marcado pelo mês de março, e o outono dá as boas-vindas no dia 20, às 6h38. De acordo com o Instituto Climatempo, a expectativa para o Sudeste é de que as frentes frias atuem nas áreas próximas ao litoral.

Assim, o Espírito Santo será favorecido com mais chuva em relação às outras áreas da Região Sudeste. O mês deve ser chuvoso também para áreas como leste de São Paulo, o Rio de Janeiro e a Zona da Mata mineira. Vitória deve terminar o mês de março com mais chuva do que a média climatológica.

Apesar disso, o instituto aponta que a climatologia de precipitação no Brasil para o mês de março mostra uma grande redução dos volumes médios de chuva nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Na maioria das áreas da Região Sul do Brasil, a média de chuva para março só altera muito em relação aos outros meses do verão.

Mas para a maioria das áreas do Norte e do Nordeste do Brasil, o mês de março marca o pico do período chuvoso. No Extremo Norte do Brasil, a chuva é muito dependente da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O posicionamento das ZCIT depende do balanço de temperatura da água do mar das porções norte e sul do oceano Atlântico.

O Climatempo afirma que neste verão, o Atlântico Norte está mais quente do que o Atlântico Sul e por isso a Zona de Convergência Intertropical se mantém acima de sua posição média climatológica. Nesta situação, a ZCIT fica mais afastada do Brasil e, portanto, provoca menos chuva sobre o Norte ou Nordeste do país.

O verão de 2020-2021 começou sob influência do fenômeno La Niña, com moderada intensidade. Este fenômeno é caracterizado por uma condição de temperatura abaixo do normal na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial. O fenômeno La Niña já está enfraquecendo, mas ainda terá alguma influência no padrão de chuva sobre o Norte do Brasil durante o mês de março.

Durante o mês de fevereiro, o padrão de temperatura no Atlântico Sul ficou desfavorável para manter as frentes frias na Região Sul do Brasil, mas, por outro lado, favoreceu a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

O resultado desse padrão de temperatura foi um fevereiro de pouquíssima chuva sobre o Sul do país, afetando também São Paulo e Mato Grosso do Sul. Com a formação da ZCAS, muitas áreas de Minas Gerais, o Espírito Santo, parte do Rio De Janeiro, Goiás e o Distrito Federal, parte do Norte e do Nordeste do Brasil foram favorecidos com bastante chuva.

Durante o mês de março de 2021, as condições oceânicas estarão mais favoráveis à presença das frentes frias sobre a Região Sul do Brasil. Além disso, a circulação de ventos na média e alta atmosfera vai favorecer o deslocamento do fluxo de umidade e calor da Região Norte para o Sul do Brasil. Tudo isso vai fazer com que mais áreas de instabilidade se formem sobre a Região Sul e provoquem chuva.

O mês de março deve ser marcado por chuva frequente no Sul do Brasil e a previsão é de chuva acima do normal para março em praticamente toda a região. Deve chover acima da média inclusive na região das capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

FRENTES FRIAS NO SUDESTE

Para o Sudeste, a expectativa é de que as frentes frias atuem nas áreas próximas ao litoral. Assim, áreas como leste de São Paulo, do Rio de Janeiro, a Zona da Mata mineira e o Espírito Santo serão favorecidos com mais chuva em relação às outras áreas do Sudeste.

As capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória devem terminar o mês de março com mais chuva do que a média climatológica. Para Belo Horizonte a previsão também é de chuva dentro a acima da média.

Na Região Centro-Oeste do país, a mudança no fluxo de ventos na média e alta atmosfera vai ajudar a trazer o ar úmido e quente da Região Norte em direção ao Mato Grosso do Sul, fazendo com que mais áreas de chuva se formem sobre este Estado durante o mês de março de 2021.

A maioria das áreas de Mato Grosso também será beneficiada com mais chuva em relação à média normal para março. Já o Estado de Goiás e também no Distrito Federal devem receber menos chuva do que a média normal durante o mês de março de 2021.

As capitais Campo Grande e Cuiabá devem terminar o mês de março com chuva acima da média normal para o mês. Já para Goiânia e Brasília, a previsão é de chuva abaixo da média normal ao fim de março de 2021.

Na Região Norte do Brasil, o mês de março ainda deve ter chuva frequente sobre a faixa sul do Amazonas e também sobre Rondônia e o Amapá. O sul do Estado do Pará e o Tocantins também devem fechar o mês, de forma geral, com chuva acima da média para março.

No caso do Acre, que sofreu com grandes cheias dos rios durante o mês de fevereiro, mesmo com previsão de chuva abaixo da média, é preciso ter muita atenção porque os rios continuam com nível muito elevado e ainda devem receber as águas do sul do Amazonas. Assim, não se pode descartar novos eventos de cheia no Acre.

As capitais Rio Branco, Manaus, Boa Vista e Belém devem terminar o mês de março com o volume de chuva abaixo da média climatológica para março. Já as capitais Macapá, Palmas e Porto Velho devem terminar março com mais chuva do que o normal.

Para o Nordeste do Brasil, a previsão é de que o mês de março seja com menos chuva do que o normal na faixa norte da região, por causa da posição desfavorável da Zona de Convergência Intertropical. Assim, na maioria das áreas do Maranhão, do Piauí e do Ceará deve chover menos do que a média.

As capitais São Luís, Teresina e Fortaleza também devem receber menos chuva do que o normal em março de 2021. A previsão é de chuva abaixo da média também para as áreas de sertão. Muitas áreas no oeste, centro e sul da Bahia serão favorecidas com chuva em março de 2021 e devem terminar o mês com o volume de água acima do normal para o mês.

No leste do Nordeste, a previsão é de chuva dentro a um pouco acima da média no litoral e na Zona da Mata, desde o Rio Grande do Norte até a Bahia, incluindo as capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal.

O oceano Atlântico Sul ainda deve passar o mês de março com a temperatura mais quente do que o normal e isso facilita a formação de ciclones na costa do Sul e do Sudeste do Brasil.

O outono de 2021 começa no dia 20 de março, às 6h38, quando termina o verão. A primeira onda de frio do outono está sendo esperada para o final de abril.

Este vídeo pode te interessar

Com informações do Instituto Climatempo

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais