> >
Inmet emite alerta de perigo para chuvas intensas em todo o ES

Inmet emite alerta de perigo para chuvas intensas em todo o ES

Apesar do baixo risco de alagamento, o instituto pede atenção e precaução em caso de situações meteorológicas mais intensas

Mikaella Mozer

Repórter / mmferreira@redegazeta.com.br

Publicado em 6 de abril de 2025 às 11:54

Todo o Espírito Santo recebe alerta amarela para chuva intensa.
Todo o Espírito Santo recebe alerta amarela para chuva intensa. Crédito: Reprodução | Instituto Nacional de Metereologia

A chuva que afetou municípios do Espírito Santo neste fim de semana vai continuar pelo menos até segunda-feira (7). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que publicou neste domingo (6) o aviso de perigo potencial de chuvas intensas para todos as 78 cidades capixabas.

A precipitação prevista pode cair até as 10h da manhã de segunda-feira (7). Para todas as regiões, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Já os ventos devem ser intensos – entre 40 a 60 km/h. Já segundo o Boletim Extraordinário da Defesa Civil do Estado, a setor Costeiro e Região Metropolitana da Grande Vitória podem chegar a receber até 70 mm. 

Segundo o Inmet, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Mesmo não sendo esperado que grandes impactos aconteçam caso o aviso se concretize, o Instituto deu algumas instruções em caso de situações meteorológicas mais fortes. Veja quais:

  • Se ocorrer  rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Risco alto em quatro regiões

Nas regiões Caparaó, Sul, Metropolitana da Grande Vitória e Litoral Norte há sinalização de risco mais alto para todo o domingo (6), segundo o Boletim Extraordinário da Defesa Civil do Espírito Santo, publicado às 11h. Ainda conforme o documento, em todos os quatro pontos capixabas junto da precipitação pode chegar raios e ventania. Na Região Serrana, em especifico, pode acontecer acúmulo de até 70 mm. 

Já na Grande Vitória e região Central é considerado menor em comparação ao Sul, mas permanece alto. Por isso, há necessidade de atenção. Em locais como o Norte e Central é considerada moderada a possibilidade da chegada de chuva

O Boletim Extraordinário da Defesa Civil, publicado às 11h, mostra que ainda pode chover de forma intensa em algumas regiões do Espírito Santo.
Boletim Extraordinário da Defesa Civil, publicado às 11h, mostra que ainda pode chover de forma intensa em algumas regiões Crédito: Reprodução | Defesa Civil

Já para a segunda-feira (7), na faixa costeira do extremo Norte, o boletim alerta sobre a chance de acumulados de chuva entre 50 e 70 mm. "(A possibilidade) é de 70%, com probabilidade de 30% de que ocorram chuvas de 70-100 mm. As chuvas deverão apresentar uma redução gradual de intensidade à medida que se afastam do litoral do setor Norte", frisou. 

Nos setores do Sul e Região Metropolitana da Grande Vitória, é pouca a chance de chuva. "Entre 2 e 10 mm é de 60%, com probabilidade inferior a 10% para volumes de 10-30 mm. Nas demais regiões, é pouco provável que chova. Há aviso de chuva com impacto alto para o Estado", explicou o a Defesa Civil no boletim.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Caparaó chuva tempestade ES Sul ES Norte Região Serrana

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais