> >
Após fim de ano chuvoso, 2022 deve começar com tempo firme no ES

Após fim de ano chuvoso, 2022 deve começar com tempo firme no ES

"Cansados" de tanta água em novembro e com prognóstico chuvoso para dezembro, os capixabas podem ter um início de ano novo com dias de tempo firme, aponta doutor em Geociências e pesquisador do Instituto de Estudos Climáticos da Ufes

Publicado em 23 de novembro de 2021 às 13:35

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Praia da Guarderia, em Vitória
Com a expectativa por tempo ensolarado e firme, os capixabas devem lotar as praias nos meses de verão. (Carlos Alberto Silva)

A chuva esteve presente na vida dos capixabas nas últimas semanas e aproveitar um tempo de praia com tempo firme foi raridade recentemente. Para a alegria dos que estavam com saudades do sol, o astro rei voltou a brilhar forte nesta terça-feira (23) em praticamente todas as regiões e deve permanecer pelo menos até o fim de semana.

Só que os dias ensolarados não devem ser a máxima para o último mês do ano e também no início do verão - com início em 21 de dezembro. Segundo o doutor em Geociências e pesquisador do Instituto de Estudos Climáticos da Ufes, Wesley Campos Correa, dezembro deve repetir o cenário de novembro, ou seja, tempo instável, chuvoso e predominantemente nublado. A boa notícia é que, provavelmente, as precipitações cheguem em menor volume.

"As previsões indicam que dezembro deve ser igual novembro, porém um pouco menos intensa do que vemos até aqui.  Climatologicamente, novembro já é muito chuvoso, mas outros fatores colaboraram, como o fenômeno La Niña, que é um pouco 'bagunceiro' para o clima, fazendo com que mude o padrão esperado. No caso do Sudeste, mais chuva e dias amenos. Já no Sul (do Brasil), um clima mais quente, por exemplo. Outro fator que colaborou foi a temperatura da superfície do mar entre o Rio e o ES, que reforçou o canal de umidade que vai para a atmosfera. A frente fria se uniu com ela e vimos essa quantidade grande de chuva", salientou.

JANEIRO ENSOLARADO

Mas se o final de ano pode ser com chuva, em janeiro de 2022, enfim, os dias ensolarados podem surgir. Isto porque o climatologista aponta que os dois primeiros meses do próximo ano devem ter mais sol e menos aguaceiros. Correa, entretanto, não exclui as chances de pancadas isoladas típicas da estação.

"A tendência é que janeiro e fevereiro sejam até meses menos chuvosos do que foi em novembro. O esperado é que dezembro continue chuvoso como está, mas intercalando com a condição atual, e para janeiro e fevereiro, espera-se um tempo mais aberto, firme e até mais seco", aponta o doutor em Geociência da Ufes.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais