> >
Onda de frio histórica: Rio Grande do Sul já registra flocos de neve

Onda de frio histórica: Rio Grande do Sul já registra flocos de neve

Fenômeno ocorreu simultaneamente com a chamada chuva congelada, quando a água congela ao tocar o solo

Publicado em 20 de agosto de 2020 às 19:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Flocos de neve caindo do alto e pintando de branco por alguns instantes gramados, telhados e até para-brisas de automóveis foram vistos no Rio Grande do Sul na tarde desta quinta-feira (20).

Cidades do RS registram neve nesta quinta (20)
Cidades do RS registram neve nesta quinta (20). (G1 | RS)

Em São Francisco de Paula, na região dos Campos de Cima da Serra, os flocos de gelo foram registrados no início e no meio da tarde, ainda sem acúmulo. O fenômeno ocorreu simultaneamente com a chamada chuva congelada, quando a água congela ao tocar o solo. O floco de neve, por sua vez, é formado por cristais de gelo.

A previsão é que possa nevar na região e em outra localidades gaúchas como São José dos Ausentes e Cambará do Sul entre o final desta quinta-feira e ao longo da sexta-feira. A MetSul Meteorologia identificou chuva congelada também em cidades como Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e em Nova Petrópolis.

"Com a queda da temperatura, caíram os flocos e a chuva congelada, que chamamos de quirera. Foram pancadas, mas pode se intensificar. A neve é uma caixinha de surpresas, porque às vezes esperamos em São Francisco, mas cai em Ausentes ou Cambará", relata o turismólogo Adão Samir Eger.

Eger filmou os flocos caindo sobre seu parabrisa e sobre o gramado. À frente de uma agência de turismo, está acostumado com a neve. "A primeira neve forte que tenho lembrança foi a de 1988, quando tinha 11 anos. Mas depois também foi intensa em 1994, 1999 e, mais recentemente, em 2013", conta o turismólogo.

"É um encanto. São paisagens bonitas. A beleza cênica dos Campos de Cima da Serra cobertos de neve ou geada nos remete às origens, ao contato maior com a natureza. É uma boa experiência, mas que também leva a pensar no lado das pessoas mais humildes que precisam enfrentar o frio", diz.

Em Santa Catarina, também há previsão de neve, na região serrana, em cidades como Urubici, Urupema e São Joaquim. A neve preocupa autoridades que pedem que turistas sem reservas não visitem os locais. Pode haver risco de acidentes com eventual gelo em estradas sinuosas e de aglomeração de visitantes (e, portanto, de maior contágio de coronavírus).

"É comum que as pessoas venham sem reserva para ver a neve e fiquem. Os hotéis ficam lotados, e era normal que os visitantes batessem nas portas das casas para alugar quartos. Mas, com a Covid-19, isso não pode acontecer. É muito arriscado para os moradores locais", explica o presidente da Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), Leandro 'Mané' Ferrari.

Este vídeo pode te interessar

Além disso, os pontos turísticos em áreas públicas estão fechados por causa do novo coronavírus. É o caso do Morro da Antena, em Urupema, e do Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Lauro Muller.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais