> >
Temperatura pode cair para 15°C na Grande Vitória

Temperatura pode cair para 15°C na Grande Vitória

Queda acentuada de temperatura é esperada principalmente no fim de semana, quando a mínima pode chegar em torno de 8°C na Região Serrana, e de 16°C em Vitória; entenda

Publicado em 19 de agosto de 2020 às 16:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Tempo nublado em Camburi, Vitória.
Frio deve chegar ao Estado já nesta quinta-feira (20), fazendo a temperatura despencar. (Ricardo Medeiros)

Por conta de uma intensa massa de ar frio que chega ao Brasil nesta quarta-feira (19), atingindo primeiramente o Sul do país, a temperatura pode chegar a cair para 15°C na Grande Vitória. De acordo com institutos de meteorologia, o frio deve chegar ao Estado já nesta quinta-feira (20), fazendo a temperatura despencar. Até o próximo domingo (23), a previsão é de chuva e muito frio.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que uma queda acentuada de temperatura é esperada principalmente no fim de semana, quando a mínima pode chegar em torno de 8°C na Região Serrana, e de 16 °C em Vitória. A previsão é de chuva a partir da tarde de sexta-feira (21) até domingo.

5° C NA REGIÃO SERRANA

Conforme informou o coordenador de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, uma massa de ar polar que deve atingir o Brasil pode provocar um frio mais intenso na região Sul e parte do Sudeste, principalmente nos trechos de altitude mais elevada.

Aspas de citação

No Espírito Santo, a massa pode resfriar a temperatura, podendo causar efeitos como temperaturas abaixo de 5°C na região Serrana e em torno de 15°C na Região Metropolitana

Hugo Ramos
Meteorologista do Incaper
Aspas de citação

NO PAÍS

Meteorologistas entrevistados pela BBC News Brasil apontam que a grande massa de ar frio que se aproxima do país vai derrubar as temperaturas na maior parte dos Estados, inclusive no Norte e Nordeste, como Amazonas e Bahia.

Segundo Francisco de Assis, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta é a terceira vez que o fenômeno ocorre no país este ano, mas a primeira com tamanha intensidade e abrangência.

"A dimensão dela será parecida com o frio histórico de 1955, 1963, 1975 e 1985. Não teremos temperaturas muito mais baixas do que já registramos neste ano. Mas a abrangência vai pegar o Norte, onde teremos quedas de até 15ºC nas temperaturas, e com uma condição de geada mais significativa e até neve na região Sul. É uma frente fria que chega até a linha do Equador", afirmou.

O meteorologista Maicon Veber, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), explicou à reportagem da BBC que massas como essa se formam próximas a regiões polares. Segundo ele, elas sobem pelo sul da Argentina e podem se deslocar mais próximas ao oceano ou pelo continente, dependendo das condições.

"Neste caso, ela segue pelo continente e tem a característica de ser mais fria e seca. Amanhã, ela deve chegar no centro-sul do Rio Grande do Sul e se desloca até o sul da Amazônia. Ela ainda pega o Paraguai, Bolívia, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Além dos Estados do Acre e Rondônia", afirmou Veber.

Este vídeo pode te interessar

Os especialistas afirmam que nas regiões mais quentes do país, como o Mato Grosso do Sul, que registrou máximas de 40°C nos últimos dias, pode haver "uma queda de temperatura muito grande, de até 15 °C". No Sul do país, como no Estado de Santa Catarina, pode até nevar.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais