> >
Interesse por coronavírus cresce à medida que surto se ocidentaliza

Interesse por coronavírus cresce à medida que surto se ocidentaliza

Nas redes sociais, o interesse pelo assunto no Brasil é proporcional à ocidentalização da crise

Publicado em 28 de janeiro de 2020 às 08:38

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Número de mortos por coronavírus na China chega a 106. (Pixabay )

O mundo vive uma nova escalada de tensão nesta segunda-feira (27), após a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhecer erro e elevar avaliação de risco do coronavírus e do prefeito de Wuhan, na China, admitir ter escondido dados sobre o surto.

Com um salto de 40% no número de mortos e infectados pelo coronavírus chinês desde domingo (26), o mercado financeiro operou nesta segunda com aversão a risco. Bolsas despencaram e o dólar bateu R$ 4,23. Para investidores, o episódio fugiu do controle chinês e pode ter grandes impactos na economia.

O primeiro caso de coronavírus aconteceu na China, no último dia de 2019. Desde então, 81 pessoas morreram e 2.744 foram infectadas.

Nas redes, o interesse pelo assunto no Brasil é proporcional à ocidentalização da crise.

O primeiro pico nas buscas se dá na terça (21). É exatamente nesse dia que o primeiro caso de coronavírus nos EUA havia sido confirmado, em Washington. O paciente havia viajado para Wuhan, na China, há pouco tempo.

Segundo levantamento da Stilingue, empresa de monitoramento de redes sociais, houve cerca de 700 tuítes em português sobre o tema até as 19h daquela terça, a mesma quantidade de publicações que o assunto havia gerado até então no mês inteiro.

Na sexta (24), os EUA confirmaram o segundo caso de coronavírus chinês, uma mulher de Chicago na faixa dos 60 anos.

O interesse novamente explodiu no idioma português, ainda segundo a Stilingue. Só na sexta foram cerca de 4.800 publicações no Twitter, mais de três vezes o acumulado até o dia 21.

Foi também na semana passada que houve suspeitas, depois desmentidas, de possíveis casos no Brasil. Apenas essa ameaça pode ter contribuído para os números.

Este vídeo pode te interessar

O Google Trends, ferramenta do Google que analisa tendências de buscas, traz o mesmo resultado. A partir do primeiro caso nos EUA que o gráfico cresce no Brasil.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais