> >
Bolsonaro passa por exame para investigar câncer de pele

Bolsonaro passa por exame para investigar câncer de pele

Presidente passou por consulta no Hospital da Força Aérea Brasileira, em Brasília

Publicado em 11 de dezembro de 2019 às 20:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Presidente da República, Jair Bolsonaro. (Isac Nóbrega/PR)

Após passar por exames nesta quarta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que existe a possibilidade de ter um câncer de pele. 

"Eu tenho pele clara, pesquei muito na minha vida, gosto de muito de atividade, então a possibilidade de câncer de pele existe", disse Bolsonaro ao entrar no Palácio da Alvorada.

A declaração foi feita logo depois de o presidente realizar exames no Hospital da Força Aérea Brasileira, em Brasília. O câncer de pele é o tumor mais frequente no Brasil e é provocado pelo crescimento anormal das células e é mais frequente em adultos brancos.

Inicialmente, a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto havia informado que tratava-se de uma consulta de rotina.

Bolsonaro chegou ao Alvorada no início da noite com um curativo na orelha esquerda. Questionado sobre o tema, disse que havia a possibilidade de um câncer e de que estão fazendo uma checagem. Ele também informou que cancelou uma viagem a Salvador (BA) nesta quarta por estafa.

Em setembro, Bolsonaro passou por uma cirurgia em razão da facada que sofreu um ano atrás. O procedimento corrigiu uma hérnia que surgiu na região onde foram feitas três operações desde o atentado.

O presidente não soube explicar que tipo de exame foi realizado. Segundo aliados, Bolsonaro passou por um procedimento para retirar pintas.Em seguida, foi realizada uma cauterização no local, a orelha esquerda, que recebeu o curativo. Em junho, ele já havia sido submetido a processo semelhante.

"Não sei se vão fazer biópsia, me cutucaram, furaram, deram anestesia. Eu dormi. Eu estava tão cansado que deitei na maca e dormi", disse o presidente, acrescentando que o procedimento foi realizado apenas na orelha esquerda.

"Tem um possível câncer de pele. Fizeram uma checagem em mim. Inclusive não sou eu que peço, muitas vezes eles que me convocam e eu vou para lá (hospital). Eu não sou mais dono de mim em muitas questões."

Ao falar com os jornalista, Bolsonaro aparentava bom humor. "Por enquanto, o Mourão aí continua vice, pode ter certeza."

Sem compromissos oficiais na agenda, o presidente deixou o Palácio do Planalto às 16h09 desta quarta, segundo informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom), e seguiu para o Hospital da Força Aérea Brasileira - de onde saiu às 17h25. 

Às 17h35, a Secom divulgou uma nota afirmando que Bolsonaro foi para uma consulta programada e confirmou que ele havia sido submetido a procedimentos, mas não deu detalhes.

"O presidente Jair Bolsonaro foi ao Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB), nesta tarde, para consulta de rotina já programada, com a realização de exames também de rotina. O presidente apresenta boas condições de saúde, sem ressalvas. Agora, o presidente segue para o Alvorada", dizia o texto.

Às 17h47, ele chegou ao Alvorada e deu outra versão: disse que foi submetido a um exame para averiguar a possibilidade de um câncer de pele

Bolsonaro disse estar bem e afirmou que sua agenda para os próximos dias está confirmada. Após as declarações do presidente, a reportagem questionou a assessoria de imprensa sobre o estado de saúde de Bolsonaro e a previsão de divulgação dos resultados dos exames. 

"O presidente apresenta boas condições de saúde. Demais informações sobre o estado de saúde do presidente serão transmitidas no momento oportuno."

Este vídeo pode te interessar

A Secom informou ainda que as viagens presidenciais para Palmas e Rio de Janeiro estão mantidas. Na tarde de quinta-feira (12), Bolsonaro participa de um evento da Caixa Econômica Federal, na capital do Tocantins. À noite, ele vai a uma formatura do Instituto Militar de Engenharia (IME) na capital fluminense e retorna à Brasília.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais