Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Pacto para Segurança

Governadores do Sul e Sudeste sugerem mudanças na legislação penal

Publicado em

26 mar 2024 às 19:54
Governador Renato Casagrande em encontro do Cosud com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski
Renato Casagrande em encontro do Cosud com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski Crédito: Giovani Pagotto/Governo-ES
Com a a participação do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) estiveram, nesta terça-feira (26), em Brasília (DF), para apresentar um documento sobre o Pacto Regional para Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado. A proposta prevê a adoção de medidas compartilhadas, além da sugestão de mudanças na atual legislação penal.
O documento foi entregue pelo grupo em uma reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e os presidentes do Senado FederalRodrigo Pacheco; e da Câmara dos DeputadosArthur Lira.
No início de março, os governadores do Sul e Sudeste haviam manifestado a intenção de criar um Gabinete Integrado de Inteligência de Segurança Pública (GIISP), com o objetivo de compartilhar dados, informações e conhecimento relacionados à inteligência de segurança públicas pastas correlatas. O pacto também visa a ações de capacitação conjunta, além da oferta de vagas em eventuais cursos já existentes em cada Estado. 
No encontro em Brasília, os governadores também sugeriram cinco mudanças na legislação penal: a revisão dos requisitos para a concessão de liberdade provisória em audiência de custódia; a regulamentação do acesso às informações de monitoração eletrônica; a inserção de qualificadora no crime de homicídio, quando praticado no âmbito de organização criminosa; alterações quanto ao benefício da saída temporária; e a definição do que constitui fundada suspeita na abordagem policial.
“Todas essas medidas visam qualificar a ação policial e aperfeiçoar a legislação penal. É lógico que todos nós acompanhamos os resultados no sistema prisional nesses últimos anos. Por isso é bom que a gente fique muito atento aquilo que a gente vai discutir e aprovar”, afirmou Casagrande.
Link copiado com sucesso

Redação de A Gazeta

Redação de A Gazeta
Tempo

Alerta de chuvas intensas no Norte e Noroeste do ES neste sábado

Link copiado com sucesso

Beatriz Caliman

Beatriz Caliman
Trânsito

Vídeo mostra atropelamento de adolescente na Leitão da Silva em Vitória

Link copiado com sucesso

Redação de A Gazeta

Redação de A Gazeta
Em Vitória

Acidente com 4 veículos mata uma pessoa na Rodovia Serafim Derenzi

Redação de A Gazeta

Redação de A Gazeta
Na zona rural

Motociclista morre após moto ir parar dentro de represa em Jaguaré

Link copiado com sucesso

Luana Luiza

Luana Luiza
Veja vídeo

Homem é preso após capotar veículo roubado durante fuga em Aracruz

Luana Luiza

Luana Luiza
Crime em Guaraná

Suspeito de participação em furto a lotérica em Aracruz é identificado

Link copiado com sucesso

Luana Luiza

Luana Luiza
Pintura

Muro em Cachoeiro ganha obra em homenagem a Roberto Carlos

Link copiado com sucesso

Beatriz Caliman

Beatriz Caliman
Acidente

Adolescente invade a contramão, atinge ônibus e fica ferido em Colatina

Adrielle Mariana

Adrielle Mariana
Polícia

Homem é morto a tiros por suspeitos em carro em Linhares

Adrielle Mariana

Adrielle Mariana
Acidente

Motorista morre após carro bater em barranco na BR 482, em Cachoeiro

Beatriz Caliman

Beatriz Caliman
{{widget.html}}

RECOMENDADO PARA VOCÊ

Imagem de destaque

Festa da Penha: casal usa tecnologia esportiva para se hidratar em romaria

Imagem de destaque

Festa da Penha 2026: a devoção dos fiéis na Romaria dos Homens em fotos

Imagem de destaque

Romaria dos Homens: família chama a atenção com Santa iluminada

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados