> >
Ônibus Rosa atende mulheres vítimas de violência em Vila Velha

Ônibus Rosa atende mulheres vítimas de violência em Vila Velha

Além de atendimento jurídico às vítimas, serão oferecidos exames médicos, acesso a serviços e até corte de cabelo; veículo fica até sexta-feira (8) na Prainha

Publicado em 5 de março de 2024 às 15:57

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Ônibus Rosa realiza atendimento a vítimas de violência doméstica em Vila Velha
Ônibus Rosa realiza atendimento a vítimas de violência doméstica em Vila Velha. (Divulgação/TJES)
Felipe Sena
Repórter / [email protected]

Durante a semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, de terça (5) a sexta-feira (8), o Ônibus Rosa do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), estará na Prainha, em Vila Velha, para prestar assistência e atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. Os casos serão analisados pela juíza Hermínia Azoury e as vítimas e poderão sair de lá já com medida protetiva e até encaminhadas para um lar de acolhimento.

O atendimento acontece das 9h às 12h e, depois de uma pausa para o almoço, retorna das 13h às 17h. No programa Bom Dia ES, da TV Gazeta, nesta terça-feira (5), a juíza ressaltou o empenho das equipes que recebem as vítimas. "Não tem horário para sair. A gente até determinou um horário, mas não pode deixar a vítima voltar sem reposta", disse Hermínia Azoury, em entrevista à repórter Any Cometti.

A magistrada também explicou como é o atendimento. "As advogadas são orientadas a ir com a vítima até a delegacia e, depois, já vem com a ocorrência. Também há uma sala onde tem psicólogo e assistente social. A vítima é ouvida e eles já passam o relatório dessa oitiva para mim. Na medida em que chegam, eu analiso e concedo a medida protetiva ou não, dependendo das circunstâncias", explica a juíza.

Ônibus Rosa atende mulheres vítimas de violência em Vila Velha

Além disso, também ficam à disposição equipes de oficiais de Justiça e policiais militares para os casos em que há necessidade de realizar o afastamento do lar, quando a vítima corre risco de vida, retirando o agressor de casa ou conduzindo a mulher em situação vulnerável para um lar de acolhimento.

A juíza também reforçou que mulheres que sofreram qualquer tipo de violência podem procurar o Ônibus Rosa. "Seja psicológica, física, moral, sexual, patrimonial. Quando as vítimas vêm, elas sabem que vão sair com a prestação jurisdicional nas mãos. É isso que elas querem, uma resposta rápida e justa. Nosso papel é exatamente esse. Às vezes, chegam casos que não correspondem à lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha), mas as advogadas orientam", destaca. 

Serviço Ônibus Rosa do TJES

  • Local: Prainha (Vila Velha)
  • Quando: de terça-feira (5) a sexta-feira (8);
  • Horário: das 9h às 12h e das 13h às 17h;
  • Orientações: Levar documentos; caso a vítima tenha provas da violência, como imagens, gravações e prints, também pode levar para o atendimento.

Além dos serviços jurídicos, o ônibus do TJES, em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, também oferece exames de HIV e sífilis e marcação para outros exames, como mamografia e ginecológico. As mulheres acolhidas também podem realizar o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e se inscrever em vagas de emprego no Sine. Um instituto de beleza também estará no local fazendo cortes de cabelo, com o objetivo de devolver a autoestima às vítimas.

Na próxima semana, o veículo do TJES deve ir à comunidade de São Pedro, onde fará uma ação de divulgação da Lei Maria da Penha.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais