> >
De roda de conversa a aulão de defesa: cidades do ES fazem ações para as mulheres

De roda de conversa a aulão de defesa: cidades do ES fazem ações para as mulheres

Eventos começam nesta quinta-feira (5) e se estendem ao longo do Mês da Mulher em diferentes municípios

Publicado em 4 de março de 2026 às 19:03

Atlas quer identificar e compreender realidade das mulheres capixabas.
Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, mobiliza municípios capixabas com uma programações especiais Crédito: Freepik

Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo, 8 de março, mobiliza municípios do Espírito Santo com uma programação que vai se estender por todo o mês. As ações envolvem atendimento de saúde, rodas de conversa sobre enfrentamento à violência, incentivo ao empreendedorismo, atividades esportivas e oferta de serviços públicos gratuitos. Confira os principais destaques por cidade:

Vitória

Em Vitória, a programação do Mês da Mulher se estende ao longo de março, com ações voltadas ao enfrentamento da violência, promoção de direitos, capacitações, eventos esportivos e atividades culturais em diferentes regiões da cidade.

Entre os dias 6 e 22 de março, o projeto “Maria da Penha Vai à Cidade” percorrerá feiras livres de bairros como Jardim Camburi, Jardim da Penha, Santo Antônio, Praia do Canto, Bento Ferreira, Gurigica e Maruípe, sempre das 7h30 às 10h, levando orientação sobre prevenção à violência doméstica e divulgação da rede de proteção às mulheres.

Também estão previstas rodas de conversa com o tema “Prevenção à Violência Doméstica e Intrafamiliar contra as Mulheres” em espaços como a Biblioteca Pública Municipal, Igreja Batista de Vitória, Igreja Universal (Reta da Penha), CRAS, CREAS, Ifes e outros equipamentos públicos.

Fechando a agenda, no dia 31 de março, a Orla de Praia de Camburi recebe o evento “Todos por Elas”, realizado pela OAB-ES em parceria com a Prefeitura de Vitória.

A programação começa às 8h, com caminhada simbólica do quiosque 1 ao 5. No bolsão 3, em frente ao antigo Hotel Aruan, haverá estrutura com serviços, atrações infantis, atividades culturais e ações integradas de instituições parceiras.

O evento contará com a presença do Ônibus Rosa, iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), em parceria com a Polícia Civil, voltada ao combate à violência doméstica e à orientação sobre direitos. Confira detalhes de cada ação abaixo:

Serviço
Projeto Maria da Penha Vai à Cidade

  • Data: 6 a 22 de março;
  • Horário: 7h30 às 10h;
  • Orientação sobre prevenção à violência doméstica;
  • Divulgação da rede de proteção às mulheres;
  • Local: Feiras livres de Jardim Camburi (6/3); Jardim da Penha (7/3); Santo Antônio (11/3); Praia do Canto (12/3); Bento Ferreira (13/3); Maria Ortiz ou São Pedro (14/3); Gurigica (15/3); Maruípe (22/3).

Rodas de conversa – Prevenção à Violência contra a Mulher
Tema central: “Prevenção à Violência Doméstica e Intrafamiliar contra as Mulheres”

  • Data: 6 de março;
  • Horário: 9h30;
  • Local: Biblioteca Pública Municipal.
  • Data: 7 de março;
  • Horário: 15h;
  • Local: Igreja Batista de Vitória.
  • Data: 8 de março;
  • Horário: 9h;
  • Local: Igreja Universal – Reta da Penha.
  • Data: 9 de março;
  • Horário: Matutino e vespertino;
  • Local: Serviço de Convivência de Santo Antônio.

Tema central: “Política de Promoção e Defesa das Mulheres”

  • Data: 10 de março;
  • Horário:  14h30;
  • Local: Biblioteca Pública Municipal.
  • Data: 11 de março;
  • Horário: 14h;
  • Local: Albergue de Imigrantes.
  • Data: 12 de março;
  • Horário: 9h;
  • Local: Reitoria do Ifes.
  • Data: 13 de março;
  • Horário: 9h30;
  • Local: Biblioteca Pública Municipal.
  • Data: 17 de março;
  • Horário: 14h;
  • Local: CRAS Continental.
  • Data: 20 de março;
  • Horário: 9h;
  • Local: CREAS Bento Ferreira.
  • Data: 27 de março;
  • Horário: 9h;
  • Local: CRAS Centro.
  • As atividades são gratuitas e abertas ao público.
  • Informações sobre medidas protetivas, canais de denúncia e rede de apoio municipal.

Corrida e Caminhada da Mulher 2026

  • Inscrições: 6 de março, a partir das 12h - www.vitoria.es.gov.br;
  • Prova: 29 de março (domingo);
  • Largada: a partir das 6h30 - Praça Getúlio Vargas, Centro;
  • Percursos:
    • Caminhada 3 km (idade livre);
    • Corrida 5 km (mínimo 16 anos);
    • Corrida 10 km (mínimo 18 anos);
  • Vagas disponíveis: 1.875

Evento “Todos por Elas” – Orla de Camburi

  • Data: 31 de março;
  • Horário: A partir das 8h;
  • Local: Praia de Camburi (quiosques 1 ao 5 – estrutura no bolsão 3);
  • Caminhada simbólica;
  • Presença do Ônibus Rosa do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo;
  • Atividades para toda a família.

Cariacica

A programação começa nesta quinta-feira (5), com atendimento a mulheres com deficiência no Centro Administrativo, oferecendo serviços como massoterapia, enfermagem, limpeza de pele, auriculoterapia, vacinação e cuidados capilares.

Na sexta-feira (6), as ações são voltadas às mães atípicas, com atendimentos de nutrição, estética e saúde.

No domingo (8), a Orla de Cariacica recebe aulão de defesa pessoal e ritmos, a partir das 7h. No dia 29, ocorre a 1ª Corrida da Mulher de Cariacica, no Mirante da Orla, às 7h30.

Serviço
Ações de saúde, bem-estar e esporte

  • Data: 5, 6, 8 e 29 de março
  •  Local: Centro Administrativo e Orla de Cariacica
Destaques:
  • Atendimento a mulheres com deficiência (5/3);
  • Serviços para mães atípicas (6/3);
  • Aulão de defesa pessoal e ritmos (8/3 – 7h);
  • 1ª Corrida da Mulher (29/3 – 7h30, Mirante da Orla).

Vila Velha

Em Vila Velha, a programação do Mês da Mulher reúne ações nas áreas de empreendedorismo, saúde, assistência social, educação e segurança pública, com atividades distribuídas ao longo de março e voltadas a diferentes públicos. 

No próximo domingo, das 8h às 15h, o Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, sediará o evento “Mulher Viva+: Vozes que Transformam”, que integra o eixo Mulher Viva+ do programa Estado Presente.

Durante a programação, serão anunciadas ações estratégicas para a política de mulheres no Espírito Santo, como adesão ao Plano Nacional de Cuidados, lançamento de edital de Boas Práticas e ampliação do projeto Não é Não na região do Rio Doce. O evento contará ainda com apresentação do grupo SambaJu – Mulheres do Samba.

1. Empreendedorismo e autonomia

Entre os destaques está a oficina gratuita “Equilíbrio: uma meta de vida”, que será realizada na sexta-feira (6), das 14h às 18h, no auditório do Boulevard Shopping Vila Velha, em Itaparica. A atividade é voltada a mulheres empreendedoras e propõe o desenvolvimento da autoliderança, do autoconhecimento e do equilíbrio entre vida pessoal e gestão dos negócios.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Vila do Empreendedor, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e o Sebrae Espírito Santo.

A agenda também inclui a Feira da Mulher Empreendedora, no dia 8, no Parque Urbano Duque de Caxias, além de cursos de capacitação e eventos voltados a mães atípicas e mulheres da melhor idade.

2. Saúde da mulher

A Secretaria de Saúde promove uma série de ações nas unidades do município. Na quinta-feira (5), a Unidade de Saúde de Vila Batista realiza palestra sobre prevenção do câncer do colo do útero, com agendamento de exame preventivo e mamografia. No mesmo dia, a Unidade de Vila Nova promove roda de conversa, orientações nutricionais e oferta de vagas para exames.

Na sexta-feira (6), a Unidade de São Torquato realiza manhã especial no Ginásio Osvaldo Rui, com palestra sobre saúde da mulher, rodas de conversa sobre alimentação saudável e saúde mental, além de aulão de dança.

Encerrando o ciclo de ações ampliadas, no dia 9, a Unidade de Jardim Marilândia promove coleta de preventivo, solicitação de mamografia, testes rápidos, planejamento familiar, aferição de pressão e orientações em saúde.

Também haverá ação especial no Centro Pop, voltada a mulheres em situação de rua, com oferta de exames, testes rápidos, métodos contraceptivos e orientações sobre acesso à rede de atendimento.

3. Saúde mental e valorização

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) também integram a programação. O Caps AD promove, nos dias 10 e 11, momentos de beleza e autocuidado. Já o Caps II Beija-Flor realiza, no dia 18, uma cantata em homenagem às mulheres, além de palestra sobre direitos e exposição fotográfica produzida por usuárias da Oficina da Mulher.

No Caps Infantojuvenil (Caps IJ), adolescentes atendidos no serviço desenvolverão campanha educativa sobre enfrentamento à violência contra a mulher.

4. Enfrentamento à violência e educação

A Inspetoria da Mulher da Guarda Municipal realiza, ao longo do mês, palestras e ações educativas em escolas, órgãos públicos e espaços comerciais. A primeira atividade ocorreu no dia 4, na UMEF Prefeito Vasco Alves, em Terra Vermelha.

A programação inclui debates sobre a Lei Maria da Penha, medidas protetivas, canais de denúncia e funcionamento da rede de proteção municipal, além de atividades em shoppings, hospitais e unidades escolares.

Serviço
Empreendedorismo

  • Oficina: “Equilíbrio: uma meta de vida”;
  • Data: 6 de março (sexta-feira);
  • Horário: 14h às 18h;
  • Local: Auditório do Boulevard Shopping Vila Velha (Itaparica);
  • Inscrições gratuitashttps://forms.gle/CZV1VUfiaUxcQfZw5 (Vagas limitadas)

Mulher Viva+: Vozes que Transformam

  • Data: 8 de março (domingo);
  • Horário: 8h às 15h;
  • Local: Parque Cultural Casa do Governador;
  • Retirada de ingressosneste link;
  • Vagas limitadas.

Feira da Mulher Empreendedora

  • Data: 8 de março;
  • Horário: 14h às 19h;
  • Local: Parque Urbano Duque de Caxias (Centro).

Saúde da Mulher

  • Data: 5 a 9 de março (ações em diversas Unidades de Saúde);
  • Palestras sobre prevenção do câncer do colo do útero;
  • Coleta de preventivo e solicitação de mamografia;
  • Testes rápidos e planejamento familiar;
  • Orientações nutricionais e saúde mental;
  • Destaques: Unidades de Vila Batista, Vila Nova, São Torquato e Jardim Marilândia.

Assistência Social

  • Data: 9 de março;
  • Horário: 9h;
  • Local: Centro Pop;
  • Ação voltada a mulheres em situação de rua;
  • Preventivo, testes rápidos e métodos contraceptivos.

Saúde Mental (Caps)

  • Data: 10 e 11 de março – Caps AD (Centro);
  • Data: 18 de março – Caps II Beija-Flor (Novo México);
  • Autocuidado, cantata, palestra sobre direitos e exposição fotográfica.

Enfrentamento à violência

  • Durante todo o mês;
  • Palestras da Inspetoria da Mulher da Guarda Municipal;
  • Debates sobre Lei Maria da Penha;
  • Orientação sobre rede de proteção e canais de denúncia.

Serra

A Serra promove rodas de conversa em escolas da rede municipal, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramvis) e em espaços comunitários.

Também estão previstas ações no Pró-Cidadão Sine, encontros com mães de alunos, circuito da mulher e diálogo com lideranças empresariais sobre violência de gênero.

Serviço 
Rodas de conversa e ações territoriais

  • Data: Durante o mês de março;
  • Locais: CRAS, Cramvis, escolas, Sine e comunidades.
Destaques:
  • Debates sobre autocuidado e autoestima;
  • Enfrentamento à violência contra a mulher;
  • Circuito da Mulher;
  • Ações com lideranças empresariais;

Viana

A 4ª edição do “Guarda por Elas” será realizada na Praça do Centro Multiuso É Pra Já, em Marcílio de Noronha. A programação inclui corrida de 3 e 5 quilômetros, em formato de pelotão, além de atendimentos de saúde, serviços públicos e atividades voltadas à valorização da mulher.

Serviço

  • Data: Sexta-feira (6);
  • Local: Praça do Centro Multiuso É Pra Já – Marcílio de Noronha;
  • Corrida de 3km e 5km;
  • Largada: 7h.
Serviços à população (a partir das 9h)
  • Aferição de pressão;
  • Teste de glicemia;
  • Encaminhamento para exames preventivos e ISTs;
  • Cadastro para cursos profissionalizantes;
  • Oferta de vagas de emprego;
  • Serviços da Escola da Beleza;
  • Atendimentos da Rede de Assistência às Mulheres.

Colatina

A Casa da Mulher intensifica a campanha Março Lilás, com ampliação da oferta de exames preventivos durante todo o mês. No dia 14, haverá um “Dia de Cuidado”, com café da manhã especial, coleta de preventivo e ações de acolhimento.

O agendamento para exames pode ser feito pelo telefone (27) 99977-0466.

Serviço
Abertura da Campanha, sexta-feira (6), a partir das 8 horas

  • Local: Casa da Mulher – Núcleo de Saúde de Colatina;
  • Café da manhã especial;
  • Sorteios e lembrancinhas;
  • Coleta de exame preventivo.
Março Lilás nas ruas, sábado (7), a partir das 8 horas
  • Local: Calçadão de Colatina;
  • Orientações sobre o exame preventivo;
  • Informações sobre os locais de coleta;
  • Divulgação dos serviços da Casa da Mulher;
  • Acolhimento e conscientização;
Dia de cuidado na Casa da Mulher, dia 14, a partir das 8 horas
  • Local: Casa da Mulher, a partir das 8 horas;
  • Café da manhã especial;
  • Lembrancinhas;
  • Coleta de exame preventivo.

Nova Venécia

A prefeitura promove, nesta quinta-feira (5), a partir das 8h30, o Dia D – Conexão Mulher, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, em parceria com a Faculdade Multivix. O evento tem como tema “Cuidar, Empreender e Inovar” e propõe uma manhã de integração entre saúde, empreendedorismo e direitos, tendo a tecnologia como eixo central.

A programação contará com bate-papos e palestras da professora de Medicina Lívia Vasconcelos; da publicitária e servidora pública Ani Valani; da presidente da OAB no município, advogada Lélia Tavares Pereira; e da professora PhD e CEO Luciana Moura. As convidadas vão abordar temas ligados à saúde, liderança feminina e inovação.

Além do conteúdo formativo, o evento oferecerá feira e estandes de serviços, com emissão de RG, assistência jurídica, atendimento do Sine, aferição de pressão arterial, testes rápidos e orientações em saúde.

Serviço
DIA D – Conexão Mulher

  • Data: Quinta-feira (5), às 8h30;
  • Local: Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil.
Destaques:
  • Palestras sobre saúde, empreendedorismo e inovação;
  • Emissão de RG;
  • Atendimento do Sine;
  • Assistência jurídica;
  • Testes rápidos e aferição de pressão;
  • Quanto: Gratuito.

Cachoeiro de Itapemirim

A programação ocorre na sexta-feira (6), na Praça Jerônimo Monteiro, com início às 9h, reunindo emissão de carteira de identidade, orientações jurídicas, aferição de pressão, testes rápidos, oferta de cursos e vagas de emprego.

À tarde e à noite, estão previstas apresentações culturais, aula de dança e passeio ciclístico. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Serviço
Programação especial pelo Dia da Mulher

  • Data: 6 de março;
  • Local: Praça Jerônimo Monteiro.
Destaques:
  • Emissão de carteira de identidade;
  • Orientações jurídicas;
  • Testes rápidos e aferição de pressão;
  • Oferta de vagas de emprego;
  • Apresentações culturais e passeio ciclístico;
  • Horário: A partir das 9h

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais