> >
Avós e netos: como respeitar a distância e manter o afeto na quarentena

Avós e netos: como respeitar a distância e manter o afeto na quarentena

Segundo a psicóloga e comentarista da Rádio CBN Vitória, Adriana Müller, o isolamento social não é sinônimo de solidão. Manter o relacionamento com pessoas queridas é importante

Publicado em 9 de abril de 2020 às 17:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Em isolamento, idosos podem ter companhia da família pela internet
Em isolamento, idosos podem ter companhia da família pela internet, fazendo videochamadas, por exemplo. (Freepik)

O isolamento social, medida imposta pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), é extremamente importante para frear a disseminação do vírus. Assim como as pessoas precisam se distanciar presencialmente do trabalho, a quarentena também altera a forma como os familiares e amigos se relacionam. Há um grupo, em especial, que tem sentido bastante nesse momento: os avós.

Em entrevista ao jornalista Fábio Botacin, da Rádio CBN Vitória, durante o quadro CBN e a Família, a comentarista Adriana Müller chamou atenção para a importância de manter o contato entre netos e avós, mas garantindo a segurança dos mais velhos. Afinal, em sua maioria, os vovôs e vovós fazem parte do grupo de risco da Covid-19. 

Adriana Müller alerta que manter o distanciamento social não significa ficar sozinho, sem contato com quem amamos. Ela explica que as pessoas com idade avançada precisam ser amparadas e continuar convivendo com a família durante a quarentena.

"É um período de grande aprendizado com relação aos avós e vejo dois aspectos importantes. O primeiro é que pessoas com mais de 60 anos não se veem como incapazes, como velhos. Por isso, eles estão em casa porque são obedientes, respeitam a quarentena. Segundo aspecto, mais efetivo, mostra a importância da convivência. Estar com os filhos e netos é uma forma de recarregar energias, momento de atenção e carinho", disse a comentarista.

Ainda de acordo com Adriana é possível administrar o  isolamento, ressignificar a saudade e criar formas de estar perto.

"Entramos na terceira semana, administrar a longo prazo é algo que exige flexibilidade, uma atitude de respirar, de enxergar a situação de forma diferente", conta a psicóloga.

VEJA ALGUMAS DICAS DA PSICÓLOGA:

Dicas aos avós:

1 - Não foque no isolamento, na saudade, porque ela pode ficar ainda mais difícil. É importante focar na parte positiva da história. O que tem de positivo? Estou me cuidando, não gero preocupações, o fato de eu estar gerando um autocuidado é um aspecto positivo. 

2 - Use a criatividade e as habilidades manuais para preparar coisas para os filhos e netos. Ninguém está impedido de preparar um bolo e enviar para os netos. O circuito de dar e receber pode continuar acontecendo, estamos apenas distantes fisicamente. Pintar ovos de páscoa, preparar máscaras de proteção contra o coronavírus, são alguns exemplos de mimos que podem ser feitos pelos avós para os filhos e netos.

3 - Faça um mural onde você possa colocar bilhetes e fotos que os filhos podem enviar. Deixar a presença das pessoas queridas concreta. 

Dicas aos netos:

1 - Pense em como posso estar presente e ser um presente? É importante ligar diariamente, saber se eles estão precisando de algo. O contato diário é muito importante, ainda mais para essas pessoas que são de uma época em que os amigos se encontravam pessoalmente com mais frequência. Faça uma videochamada, é importante a comunicação corporal.

2 - Quando fizer compras, lembre-se deles, compre alguns mimos, inclua uma guloseima, um presente e leve para eles. Faça bilhetinhos para o mural. Quando deixar as compras procure interagir olho no olho, mantenha uma distância segura, mas esteja presente.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais