>
Pet
>
Seu pet é bagunceiro? A estratégia é distrair o animal de estimação

Seu pet é bagunceiro? A estratégia é distrair o animal de estimação

Segundo a veterinária e comentarista da CBN Vitória, Tatiana Sacchi, o animal precisa receber estímulos. Caso contrário, ele vai arrumar por conta própria o que fazer, o que pode gerar uma verdadeira zona em casa

Publicado em 18 de novembro de 2020 às 19:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Animais de estimação precisam se movimentar
Animais de estimação precisam se movimentar. (Pixabay)

Você provavelmente já assistiu em algum filme ou até presenciou uma cena de destruição em casa provocada por animais de estimação. Entre o comportamento do pet e a bronca após a bagunça o dono tem alguma responsabilidade? Quem nos dá a resposta é a médica veterinária e comentarista da CBN Vitória, Tatiana Sacchi. Segundo ela, o animal é inteligente e precisa receber estímulos. Caso o responsável por ele não proponha nada, o pet vai arrumar por conta própria alguma atividade para fazer, o que pode gerar uma verdadeira zona em casa.

Em entrevista ao jornalista Fábio Botacin, durante o Clube Pet CBN desta quarta-feira (18), a especialista explicou que é necessário um envolvimento do dono ou dona com o animal, um compromisso que deve ser selado desde o início. Eles precisam de atenção. "Enquanto as pessoas têm uma rotina, planejam todo o dia fora de casa, convivem com outras pessoas, o animal permanece em casa", ressalta.

"Às vezes as pessoas querem um cão e criam uma expectativa após assistirem a um filme ou conhecerem alguém que tem o animal. Muitos chegam ao consultório dizendo que escolheu a raça pela internet, o que pode ocultar os pontos negativos", disse Tatiana Sacchi.

VEJA ALGUMAS SUGESTÕES PARA CUIDAR MELHOR DO SEU PET:

  • 01

    ESTRATÉGIAS ALIMENTARES

    Oferecer o alimento de formas diferentes: coloque um pouco de ração dentro de uma garrafa pet e faça furos nas laterais para que o alimento saia aos poucos. Comece com furos grandes e vá diminuindo para que o cão não perca o interesse pela brincadeira. Outra opção, também na hora de comer, são os alimentadores lentos que retardam o tempo de ingestão da comida.

  • 02

    ESTRATÉGIAS ALIMENTARES

    Procurar petiscos pela casa: esconda petiscos com cheiros e sabores diferentes, como bifinhos, cenouras e frutas pela casa para que ele gaste tempo procurando. Os quebra-cabeças para cães também são uma opção.

  • 03

    ESTRATÉGIAS ALIMENTARES

    Brinquedos recheáveis: neles pode-se esconder petiscos. Eles também podem ser preenchidos com  patê e colocados no congelador. Eles podem ser oferecidos para o animal antes de o dono sair de casa e a distração pode durar algumas horas. Cuidado para não sair briga se tiver mais de um cão em casa.

  • 04

    ESTRATÉGIAS OCUPACIONAIS

    Pendurar brinquedos em cordas para dificultar o acesso, oferecer bolas maciças para mastigar, esconder o brinquedo pela casa para ele procurar, deixá-lo dar voltas ao redor da casa, ter pisos com diferentes texturas são formas de distração.

  • 05

    ESTRATÉGIAS OCUPACIONAIS

    Lembre-se que nada substitui um bom passeio na rua ou em parques, onde o cão gasta energia, vê o movimento de pessoas e animais, interage com outros bichos, sente cheiros e ouve barulhos diferentes, além de também pisar em diferentes texturas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais